Judite Mota lidera criatividade do grupo Young & Rubicam

É um nome sobejamente conhecido da criatividade nacional e assume agora uma dupla função: Chef Creative Officer das agências do publicidade do grupo Young & Rubicam a juntar ao cargo de diretora criativa da agência de publicidade com o mesmo nome.

Apesar do novo cargo, Judite Mota não pretende abandonar a sua dupla criativa.

Há 20 anos que Judite Mota trabalha em publicidade, há mais de 10 que está ligada à Young & Rubicam (Y&R) onde fez carreira na publicidade até ao cargo de diretora criativa, mas com este grupo multinacional a integrar a agência ExcentricGrey foram necessárias introduzir alterações. E as mudanças obrigam à criação do cargo de COO deste grupo de agências. “O que se vai traduzir no alargamento das minhas funções de diretora criativa a todas as empresas do grupo Y&R, que incluem a Wunderman, a ExcentricGrey, a DNA, a Y&R e a Bates e estas empresas vão trabalhar todas de forma mais colaborativa. Daí a necessidade de ter um diretor criativo que lidere os outros diretores criativos”, explicou a nova COO ao Dinheiro Vivo.

As direções criativas das agências do Y&R não sofrem alterações mas a ExcentricGrey, que era uma empresa autónoma, passou a integrar do ponto de vista do top management o Y&R Group, explicou.

A diretora criativa quer imprimir uma nova dinâmica à publicidade do grupo e a partir de hoje todos os criativos estão juntos numa espécie de “open space criativo”. Para o mercado a imagem do trabalho também vai mudar, assegura. “Queremos mudar sobretudo a visão que se tem de uma agência de publicidade tradicional que faz uns filmes engraçados e uns anúncios de imprensa com uma boa direção de arte. Provavelmente é isto que o mercado pensa de nós e não é verdade”.

Judite Mota quer ajudar a mudar o negócio dos clientes e fazer campanhas capazes de mudar o mundo.

Judite Mota quer aproveitar ao máximo as valências especializadas do grupo Y&R porque considera que a realidade já mudou e ninguém faz apenas publicidade tradicional e diz que, independentemente do suporte, o grupo quer estar na linha da frente em ideias criativas e pensamento estratégico, que ajudem o negócio a chegar mais longe. Ideias e pensamentos que “possam mudar o negócio dos clientes, as marcas, os comportamentos, mudar o mundo se for preciso – há campanhas a mudar o mundo – e é transversal independentemente do suporte”.

Chegou a altura de Judite Mota experimentar coisas novas, mas com esta nomeação não se acabou o trabalho de dupla criativa que desenvolveu em todos estes anos com a seu colega Pedro Ferreira. Judite quer descer de vez em quando da cadeira de direção geral e COO para o estirador da criatividade. “Há um mês ganhámos um new business e queremos continuar a trabalhar o cliente”.

Parceiros Premium
Parceiros