A síndrome de domingo à noite afeta 76% dos trabalhadores norte-americanos, de acordo com um estudo feito em 2015. Mesmo para quem tem um emprego de que gosta, é fácil sentir-se um pouco abalado pelo stresse que o espera na segunda de manhã, escreve Laura Vanderkam no livro What The Most Successful People Do On The Weekend. Um artigo do Business Insider deixa as suas sugestões para dar a volta a esta questão e chegar a segunda-feira cheia de vontade e energia.
Mimar a família e os amigos
Por que sabe que o tempo durante a semana não estica e a energia é limitada, desfrutar da companhia da família e dos amigos ao domingo à noite é uma maneira de os compensar pela falta de disponibilidade nos dias seguintes.
Fazer algo divertido
A melhor forma de evitar a angústia do domingo à noite é torná-lo um dos momentos mais animados da semana. Jantar em casa dos pais, tomar um café com os amigos ou ir ao cinema vão mantê-la em modo fim de semana até mais tarde e evitar que comece a antecipar a chegada da manhã seguinte.
Organizar e planear a semana
É importante chegar a segunda-feira com o total controlo da sua semana. O domingo à noite é perfeito para olhar para a agenda e ficar com uma ideia do que a espera, dando-lhe tempo para organizar a sua vida pessoal e rever objetivos e prazos.
Fazer exercício
Faça uma caminhada, uma partida de ténis ou vá ao ginásio. Descontrai e energiza-se, enquanto elimina as toxinas acumuladas ao longo da semana.
Comer de forma saudável
Evite o álcool que lhe vai retirar energia na manhã seguinte. Em vez disso, opte por uma refeição saudável acompanhada por um chá de ervas, por exemplo.
Ler
O ideal é conseguir introduzir a leitura nas suas noites, mas se é impossível fazê-lo durante a semana, o domingo à noite é uma excelente oportunidade de o fazer.
Responder a email, sms e telefonemas
É uma altura perfeita para pôr em ordem a sua caixa de emails e devolver telefonemas a que não conseguiu dar resposta ao longo da semana. Com a vantagem de iniciar uma semana com a sensação de que a anterior ficou completamente resolvida.
Desligar-se
Depois de pôr a correspondência e os telefonemas em dia, desligue-se umas horas antes de ir para a cama.
Descontrair
Guarde um tempo para se sentar e descontrair. Precisa de recarregar a mente e o corpo para enfrentar mais uma semana. E se tem pela frente uma daquelas semanas bem exigentes, o ideal é terminar o domingo com uma refeição saudável e uma boa noite de sono.
Ajudar os outros
Outra forma de encerrar o fim de semana é fazer trabalho voluntário, defende Vanderkam. O antídoto para esquecer a ansiedade é ajudar os que são menos afortunados.
Refletir
Parar uns minutos para analisar o que lhe vai na alma e escrever as emoções num papel ajuda-a a colocar algumas questões em perspectiva e perceber que afinal não são tão preocupantes como pareciam. James Campbell Quick, professor de comportamento organizacional, diz que fazê-lo é uma espécie de catarse. “Ao escrever as suas preocupações num papel é como se os expulsasse da sua vida”.
Pensar de forma positiva
“A segunda-feira vai chegar independentemente da forma como se sente, tente recebê-la com pensamento positivo refletindo em experiências positivas antes do fim de semana terminar”, aconselha Michael Woodward, psicólogo de organizações e autor do livro The You Plan.