Pode ser o momento que decide o futuro da sua carreira, por isso a entrevista de emprego é sempre encarada com alguma expectativa e ansiedade de causar boa impressão. Se é fundamental mostrar o que vale ao entrevistador, falando da sua experiência profissional, aptidões técnicas e interpessoais, não menos importante é mostrar-se confiante e com uma imagem adequada e profissional. Até porque a primeira impressão também é construída a partir das peças que escolheu vestir, do cabelo, maquilhagem e outros pormenores. Quanto mais confiante e segura se sentir com o seu look, mais se poderá centrar em criar empatia com o entrevistador, focar-se no que realmente interessa e assim conquistar o emprego.
Esta é uma daquelas ocasiões em que “menos é mais”, a nível de look. Por isso deve apostar numa imagem cuidada, simples e elegante, que transmite uma mensagem de respeito para com os seus interlocutores e atesta a importância que atribui àquele momento e potencial empregador. Para tal, deve recolher o máximo de informações sobre a cultura da empresa e o dress code seguido, de modo a apresentar uma imagem que se identifique o mais possível com os valores da empresa.
Tipos de Dress Code
Escolha um look que se adapte ao tipo de empresa ao qual se candidata. Da mesma forma que na Banca não esperam encontrar uma candidata de jeans e ténis, quem se propõe a carreiras em áreas mais criativas não precisa de se apresentar com fatos em tons escuros — de facto, um pouco mais de originalidade até pode favorecê-la.
Formal e contemporâneo (exemplo: áreas jurídica, financeira ou banca)
Peças mais adequadas: Fato completo de calças ou saia, com camisa de seda ou algodão ou uma camisola. Vestido de corte simples. Acessórios discretos.
Os tons mais escuros, como o preto, cinzento escuro ou azul escuro, projetam uma imagem de mais respeitabilidade e sobriedade.
Mais informal (exemplo: recursos humanos, secretariado, administrativa)
Peças mais adequadas: Calças com camisa simples e um casaco de malha, ou vestido com um cardigan de linhas sóbrias.
O azul escuro é quase sempre uma boa opção por ser uma das cores mais elegantes que podem ser usadas numa entrevista, independentemente do grau de formalidade.
Informal criativo (exemplo: áreas de media, marketing, publicidade e comunicação)
Peças mais adequadas: Opte por um look mais de acordo com as novas tendências. Padrões estampados também são bem-vindos e os acessórios podem ser mais atuais e destacar-se.
Pode apostar na mistura de cores, que já poderão ser mais vibrantes.
Para um look impecável
Independentemente do visual pelo qual opta, a roupa deve estar imaculadamente limpa e passada ferro. Opte por sapatos de salto não muito alto — favorecem quase sempre, tornando-a mais elegante. Evite calçado demasiado informal, como é o caso de algumas sandálias e ténis.
O cabelo deverá estar bem arranjado e lavado. Esqueça os penteados mais elaborados mas, se quiser apostar num estilo mais sóbrio e se ficar bem de cabelo apanhado, é sempre uma excelente opção. Opte por acessórios discretos e lembre-se que neste capítulo menos é mais — não combine demasiados, como brincos, pulseiras, colares e anéis.
Não esqueça a maquilhagem. Mesmo que não tenha por hábito usá-la no dia a dia, pode e deve tirar o melhor partido dela para realçar os seus melhores traços, harmonizá-los e apresentar uma tez mais homogénea. No entanto, ela deve ser sempre suave e discreta, por isso evite o excesso de base e sombras fortes, pois pode podem dar-lhe um ar ‘plástico’ e artificial.
As suas mãos também devem estar cuidadas, com unhas bem arranjadas, curtas e limadas. As melhores cores de verniz a usar são o branco leitoso, os tons pastel ou os vermelhos.
O QUE NÃO DEVE MESMO USAR