Uma mulher na Liga dos Campeões…

… da Criatividade. Chama-se Magda Lupinska e vai representar Portugal numa competição europeia de criatividade com um trabalho pintado a tinta de choco para promover um restaurante italiano em Lisboa. Magda aterrou em Portugal no verão de 2014 para ficar um mês, e nunca mais se foi embora!

Magda é polaca mas vai a concurso com um trabalho feito em Portugal

A jovem criativa Magda Lupinska, polaca, de 26 anos, vai representar Portugal na competição High Potencial no festival Art Directors Club of Europe (ADCE), entre 15 e 17 de outubro em Barcelona. Magda trabalha há um ano como art director senior na também nova agência de marketing e publicidade Nylon, e foi com um trabalho desenvolvido para Portugal por esta agência que se habilitou a esta distinção.

Magda e a Nylon (em parceria com a empresa de publicidade exterior MOP) desenvolveram o primeiro mupi do mundo pintado totalmente com tinta de choco verdadeira. A ideia foi promover o prato “linguine al nero de sepia” do restaurante italiano Dell’Anima e atrair clientes nacionais e estrangeiros.  O trabalho pode ser visto na estação de metro do Saldanha, em Lisboa (nas proximidades do restaurante), e tem a seguinte mensagem: “Works of art in real squid ink… just like our linguine al nero de sepia” (Obras de arte com tinta de choco verdadeira, tal como o nosso linguine al nero de sepia).

Magda, a única representante de Portugal a concurso neste festival, concorre com o seu mupi pintado a tinta de choco

Em cada país europeu, a organização do festival escolheu apenas um  criativo com trabalhos já premiados a nível nacional. Este ano os prémios ADCE têm como conceito “A Liga dos Campeões da Criatividade”. No júri vão estar mais profissionais em representação de agências nacionais: Cristina Amorim, da agência de publicidade Partners, Julliano Bertoldi, da TBWA, e Steve Colmar, da Leo Burnett.

No dia 17 deste mês, Magda Lupinska fará a sua apresentação e mostrará o que vale.

O mupi pintado a tinta de choco que está a fazer furor.

O mupi que está a fazer furor na estação de Metro do Saldanha.

Em que consiste a competição ADCE High Potential?
O Clube de Directores Criativos da Europa convidou 20 jovens talentos de toda a Europa para apresentarem os seus trabalhos em frente a líderes da criatividade e mostrar às pessoas mais experientes na área da comunicação o que o futuro trará. É uma nova experiência por parte da ADCE que apresenta aos jovens criativos uma possibilidade de mostrarem os seus trabalhos, conhecer novos pontos de vista, ideias frescas e ainda inspirar outros pessoas. No dia 17 de Outubro, todos os jovens considerados como tendo alto potencial, vão apresentar os seus trabalhos durante o Festival Europeu da Criatividade, intitulado “A Champions League da Criatividade”.

Sempre que penso nos projectos sorrio imenso, o que me faz ficar ainda mais feliz por saber que são valorizados.

Qual foi a campanha ou o anúncio que levou a que fosse convidada para esta competição?
Um projecto para Portugal com a Nylon, feito para um restaurante Italiano chamado Dell’Anima. O nome do projecto era “Mupi em Tinta de Choco”. O outro projecto foi uma campanha na Polónia para a Finlândia Vodka Poland, chamado “Wall for Pattern” feito conjuntamente com a Ogilvy Varsóvia. Sempre que penso em ambos os projectos sorrio imenso, o que me faz ficar ainda mais feliz por saber que são valorizados.

Em que outras agências de publicidade trabalhou antes de vir para a Nylon?
Antes de ter vindo para a Nylon trabalhei na agência 180heartbeats + JUNG v. MATT, e também na minha própria empresa de design, a Lisy Studio. Ambas sediadas em Varsóvia.

Que outros prémios de publicidade já ganhou?
Um Bronze no Prémio Meios & Publicidade de Criatividade, um Silver no Festival Internacional de Publicidade de Maputo e 2 Silver nos Lusos Awards – Prémios Lusófonos da Criatividade.

Portugal encantou-me desde o primeiro dia, e tento aproveitar a cidade ao máximo.

Há quanto tempo vive em Lisboa?
Desde 31 de julho de 2014. Era suposto ficar apenas por um mês mas já cá estou há mais de um ano.

É difícil trabalhar em Portugal não falando português?
Nem sempre é fácil, mas eu já estava preparada para enfrentar uma possível barreira na linguagem. Muitas pessoas em Portugal falam inglês e isso sem dúvida que facilita bastante a minha vida. E passo bastante tempo com os meus colegas, que são espectaculares e estão sempre prontos para me explicar tudo, principalmente quando às vezes me sinto um pouco perdida com as palavras. Claro que muitas vezes brincam com o meu português (sim, eu esforço-me bastante!) e isso ajuda-me a ganhar coragem para falar com as pessoas.

Gosta de viver em Portugal?
Portugal encantou-me desde o primeiro dia, e tento aproveitar a cidade ao máximo, apesar de saber que ainda existem muitas coisas por explorar. É preciso algum tempo para conhecer bem a vida em Portugal, os seus hábitos diários e cultura, mas felizmente conheci pessoas que me explicaram tudo e me ajudaram bastante. Sem dúvida que gosto de viver em Portugal.

Parceiros Premium
Parceiros