Troque a dieta por 11 hábitos saudáveis

Todas sabemos que viver em dieta é altamente frustrante e, admitamos, impossível. Adotar alguns bons hábitos é mais eficaz e liberta-a do sentimento de culpa constante.

Faça opções mais saudáveis no seu dia a dia.

Se faz parte do largo grupo de mulheres que passa a vida em dieta – ou melhor, que está sempre preocupada em emagrecer – já deve ter experimentado algumas fórmulas e percebido que os seus resultados são de curta duração. O problema não é seu. Uma análise feita por investigadores da UCLA a 31 estudos de longo prazo realizados com pessoas que fizeram dietas, concluiu que as dietas encorajam perdas de peso no curto prazo, mas são sempre seguidas pela recuperação dos quilos perdidos.

Num artigo para a Body+Soul a dietista Lyndi Cohen sugere a adoção de alguns hábitos que podem ser muito mais eficazes no controlo do seu peso e evitam que viva permanentemente com a sensação de culpa por não conseguir cumprir um plano de dieta durante muito tempo.

. Quando cozinhar vegetais, duplique a quantidade para ficar com um bom acompanhamento para o dia seguinte.

. Pare de comer em frente à televisão.

. Arranje desculpas para caminhar. Deixe o carro em casa quando vai às compras, dê um passeio, mesmo que curto, à hora de almoço, faça uma caminhada depois do jantar.

. Coma produtos da estação. As suas refeições serão mais variadas, mais ricas em nutrientes e mais saborosas.

. Vá às compras com uma lista e resista a comprar tudo o que não é saudável.

. Coloque como objetivo comer, pelo menos, duas peças de fruta por dia. Privilegie a fruta aos sumos.

. Dê menos atenção à balança e mais atenção ao que sente.

. Coma quando tem fome e não seja escrava das horas. É preferível comer uma peça de fruta quando tem apetite do que devorar um pacote de bolachas quando já está louca de fome.

. Compre um novo ingrediente saudável todas as semanas e procure receitas para o incorporar na sua alimentação.

. No ginásio vá às aulas que lhe dão mais prazer e não necessariamente às que prometem resultados mais rápidos.

. Esforce-se por parar de criticar os hábitos alimentares e os corpos das outras pessoas e aplique a mesma regra consigo. Seja mais tolerante.