Sofia Vergara, a atriz de “Uma Família Muito Moderna”, está a dar um empurrão a empreendedoras em todo o mundo com o seu negócio mais recente, a marca de roupa interior feminina EBY (Empowered by You).
O conceito é interessante: as clientes subscrevem a EBY online e recebem em casa uma caixa com 3 peças de roupa interior (sem costuras e disponíveis em todos os tamanhos); 10% das receitas líquidas revertem depois para o fundo de microcrédito da Seven Bar Foundation. Esta organização sem fins lucrativos foi criada por Renata M. Black, que também é co-fundadora da EBY, com a missão de ajudar mulheres que não conseguem empréstimos convencionais na banca. O financiamento concedido a cada mulher pode ir dos 80 dólares (€67,5) necessários para abrir uma banca de peixe na Índia, por exemplo, a um máximo de 2600 dólares (€2200). Quando os negócios começarem a crescer, o pagamento do empréstimo servirá para investir em novas empreendedoras em qualquer parte do mundo. A primeira parcela de financiamento foi direita para a Colômbia, o país natal de Sofia.
“Quero poder dar às mulheres as ferramentas para abrirem os seus próprios negócios, de modo a poderem sair da pobreza”, disse a atriz. “Nada é mais sexy do que ser patroa de si própria”. E bem pode argumentá-lo: além de ser, há 6 anos, a mais bem paga atriz de televisão do mundo, Vergara é também uma bem-sucedida empresária, com linhas próprias de maquilhagem, perfumes e cuidados para o cabelo, negócios que lhe valeram 43 milhões de dólares, só em 2016, segundo a Fortune.