Se a sua casa e o seu escritório mais parecem a Zara após a hora de almoço está na altura de colocar um ponto final nessa desorganização. A ciência garante que ser organizado melhora o seu desempenho no trabalho, a sua saúde mental e o seu bem estar. A questão é: como mudar? Segundo a organizadora profissional Tova Weinstock partilhou à Elle Décor, o segredo é simples: as pessoas organizadas cumprem uma lista diária de tarefas.
Antes de sonhar tão alto que rapidamente regressa aos velhos (maus) hábitos, siga os seus conselhos e dê pequenos passos, pois de outra forma o processo pode tornar-se assustador. Faça – e tente cumprir – uma lista diária de tarefas tão simples como fazer a cama, lavar a louça, ver e organizar os emails, por exemplo. “Mesmo o mais pequeno novo hábito vai ajudar”, garante a especialista, “assim como o hábito de planear o dia seguinte”. Sem planeamento é muito fácil esquecer-se até das tarefas mais importantes. E à medida que vai conseguindo incorporar novos bons hábitos na rotina, vá atualizando a sua lista diária com outras tarefas que a conduzirão a uma vida mais organizada.
Tova Weinstock garante que as pequenas mudanças que consiga fazer em casa lhe darão um maior controlo sobre a sua vida pessoal, que acabará por se refletir rapidamente também na vida profissional.