Em 28 anos ao serviço do mundo empresarial, através dos seus espetáculos-palestra e workshops de Inteligência Emocional, Raul de Orofino percebeu que como muitas pessoas não sabem escutar e como isso afeta negativamente a forma de trabalhar e produzir. Assim, acaba de lançar “Saber escutar”, um workshop online de dois dias, com a duração de uma hora e meia cada dia, dirigido a organizações empresariais e grupos que pretendam melhorar a sua comunicação. Serão cobertos os seguintes tópicos:
– Aprender a escutar a si mesmo e voltar a ter prazer em escutar as outras pessoas;
– Praticar a atenção consciente das informações e dos estímulos que chegam a você;
– Desligar o “piloto automático” na forma de escutar as pessoas no momento presente;
– Entender o que significa receber os Clientes internos e externos;
– Entender na prática o que realmente significa colocar-se no lugar do outro e aplicar a “empatia emocional”;
– Saborear os sons das palavras, as que escuta e as que fala;
– Reaprender a falar, ao mesmo tempo que começa a escutar;
– Perceber como os outros escutam aquilo que diz, e perceber o que falam quando estão calados.
Raul de Orofino é ator, autor, escritor, palestrante e professor de Inteligência Emocional, tendo mais de 5 mil apresentações no seu currículo. Em 1990, criou no Brasil o projeto inovador “Teatro ao Domicílio” e, em 1993, foi também precursor do projeto “Teatro em Aviões”, o que mereceu uma menção na revista norte-americana Time Magazine pelo facto de ser o primeiro homem no planeta a fazer teatro a bordo de um voo comercial. A partir daí, começou a apresentar os seus espetáculos nas empresas. Sendo autor, no final do espetáculo conversava com os colaboradores das empresas sobre as histórias a que tinham assistido. Estas conversas tornaram-se uma palestra e, desta forma, Raul de Orofino tornou-se num ator-palestrante.
Em 2020, Raul de Orofino criou o Teatro-Palestra Online, onde em plataformas eletrónicas apresenta comédias-palestra para motivar as pessoas durante e após o período de confinamento provocado pela pandemia de Covid-19.