Muito mudou nos últimos anos no que respeita a ginásios. Enquanto antigamente se fazia apenas aeróbica ou manutenção, hoje os grandes ginásios têm cerca de duas dezenas de modalidades para oferecer. Mas há mais, os personal trainers já não são exclusivos de milionários e a moda entrou definitivamente nestes templos de culto do corpo. Atualize-se antes de marcar a sua aula de avaliação (não sabe o que é? É mais uma das novidades entretanto introduzidas).
Compre um equipamento com que se sinta bem
Nem pense em estrear-se no ginásio com uma roupa qualquer. Calças de algodão antigas e t-shirts largas com logos de marcas de medicamentos ou de solares de praia, são coisas do passado. Hoje as pessoas exercitam-se com os seus melhores equipamentos de treino (e repare que não escrevemos fatos de treino, porque na verdade já ninguém os usa). Escolha umas calças e uma t-shirt que lhe assentem bem, que sejam justas mas sem lhe prender os movimentos. Invista num bom sutiã de desporto, especialmente se pretende fazer corrida ou outra atividade de impacto. E saiba que o preto está longe de ser hoje a única cor que se usa nos ginásios.
Invista nuns bons ténis
Se ainda não tem muitas certezas sobre o tipo de exercício que pretende, aguarde até à aula de avaliação. Nessa altura peça opinião ao orientador. Não se trata tanto de escolher marcas, mas sim o tipo de ténis que deve comprar – para corrida, para body pump, para cycling, para body balance…
Não espere resultados rápidos. Para regressar à boa forma é preciso esforço e persistência
Seja franca e realista na altura da avaliação
Hoje não se começa a treinar sem fazer primeiro uma aula de avaliação. O formato varia consoantes os ginásios, mas o objetivo é o mesmo: saber o seu historial de saúde, os seus objetivos e fazer um pequeno teste físico para saber como está a sua forma. Fale abertamente com o orientador e diga-lhe quais as suas preocupações e as metas que pretende atingir. E escute o que ele tem para lhe dizer. Se ele lhe disser que vai precisar de seis meses para chegar onde pretende, em vez de desistir, comprometa-se a não faltar uma única vez. Afinal, nada se consegue sem algum esforço.
Pense em contratar um personal trainer
Se não está muito motivada é prudente contratar um personal trainer para os primeiros meses. Da mesma forma que não falta a uma reunião ou a um almoço de trabalho, também não vai faltar às horas que marca com ele no ginásio – e se faltar arrisca-se a pagá-las, se não avisar com a necessária antecedência. E além disso, vai conseguir resultados mais rápidos e treinos menos monótonos. Hoje os preços não são tão elevados como no passado e em alguns ginásios até pode ‘dividir’ o PT com mais uma ou duas pessoas.
Siga o plano e não preguice
Procure cumprir o plano que lhe fizerem no dia da avaliação. Em princípio, ele está preparado para a fazer esforçar-se dentro dos seus limites, por isso não há razão para não o cumprir. E lembre-se, se não há esforço também não haverá resultados, nem libertação de endorfinas e sem elas não terá direito aquela sensação de bem-estar que invade o corpo após uma sessão de treino.
Varie os treinos
Quando fizer a avaliação, explique que é avessa a rotinas e que gostaria de fazer algumas aulas de grupo, para que o seu plano seja desenhado em função desse objetivo. As aulas têm o senão de terem hora marcada, mas a grande vantagem de serem mais divertidas, motivadoras e puxarem mais por si. Mesmo que esteja fora de forma, ver a senhora do lado colocar 30 quilos nos halteres na aula de body pump, vai fazê-la esforçar-se mais para chegar ao nível dela mais rapidamente.
Se o seu cabelo exige muita manutenção, pense na possibilidade de fazer um alisamento
Organize a sua vida em função do ginásio
Se vai continuar a ir ao cabeleireiro à segunda-feira e vai ao ginásio à terça de manhã, não vai dar bom resultado. Ou gasta dinheiro para apenas um dia ou corre o risco de não se esforçar no ginásio para não estragar o penteado. Decida quantas vezes por semana quer treinar e encaixe o cabeleireiro no melhor dia. Se o seu cabelo precisa de muita manutenção pense na hipótese de fazer um alisamento, assim é só lavar e secar e ele estará sempre bem.
Crie uma playlist (e não se esqueça dos headphones)
Nos dias de aulas de grupo não é necessário, mas quando tiver de fazer uma hora de treino de cardio ou de corrida, a música dá-lhe energia, é perfeita para a fazer esquecer o trabalho e ajuda-a a ir mais além quando já está cansada (“É só mais uma música e depois paro… já só faltam 2 minutos para a meia-hora… oh, agora vou até ao fim desta música…” e quando dá por si talvez tenha corrido mais 10 minutos!). Outra técnica para se distrair é aproveitar para ver algumas séries nos ecrãs dos vários ecrãs que estão hoje espalhados pelas salas de aparelhos.
O QUE NÃO PODE FALTAR NO SEU SACO
Para quem quer levar o exercício a sério, ter um saco de ginástica bem recheado é fundamental para sair do ginásio com ar fresco e sempre impecável. Obrigatórios: gel de banho, champô, condicionador, escova, hidratante de corpo e rosto, fond de teint, sombras de olhos, máscara de pestanas, baton. Não se preocupe com os secadores, pois geralmente os dos ginásios costumam ser bastante potentes.