Estão a ouvir, anunciantes?, interroga uma campanha publicitária que quer provar que muitos consumidores estão fartos de ver as mulheres retratadas sempre da mesma maneira. O vídeo apela para as consequências negativas nas mulheres sempre que elas são mostradas como mulheres objeto nos anúncios de televisão, nas revistas e noutras formas de publicidade. “Acho que a forma como as mulheres são retratadas prejudica-as psicologicamente, fisicamente, mentalmente e socialmente”, diz uma participante no vídeo.
O anúncio “Objectification of Women” sublinha a forma como os corpos femininos podem ser agredidos para conseguirem corresponder a padrões idealizados e como estes estereótipos podem ser violentos para as mulheres. “Por que razão tem de haver um espaço entre as duas pernas e elas não se podem tocar ou por que é que os lábios grossos são os mais sensuais?”.
Estes padrões de beleza são violentos e para os combater o vídeo mostra outras mulheres a segurarem em cartazes com frases que explicam que não devem ser tratadas como meros objetos. “Não são só elas que ficam afetadas, estes comportamentos prejudicam também outras mulheres – mães, filhas, amigas”. O resultado desta chamada de atenção para estas consequências desastrosas é simples mas poderoso.