Profissões tecnológicas entre as mais procuradas por empregadores

Os candidatos com formação em novas tecnologias continuam a ter elevada procura por parte das empresas. E ela deve crescer cerca de 20% em 2018, revela a responsável da empresa de recrutamento Spring Professional.

Os programadores estão entre os profissionais atualmente mais procurados no mercado de trabalho português.

Programadores, responsáveis de manutenção e engenheiros de processos foram as profissões mais procuradas em 2017 pelas empresas portuguesas clientes da Spring Professional, firma especializada no recrutamento de quadros médios e superiores. Também houve uma grande procura de profissionais de áreas ligadas ao apoio à gestão, durante o ano que terminou, logo seguidos de especialistas em recursos humanos – onde se destaca a procura de candidatos com perfil de business partner – e na área de atenção ao cliente.

Segundo a empresa de recrutamento, estes dados confirmam como se mantém o crescimento de ofertas de emprego nas áreas da tecnologia, tendência que já se regista há algum tempo e acompanha as atuais necessidades das empresas no sentido da digitalização dos seus produtos, serviços e processos de trabalho. “Percebemos claramente que as funções associadas às tecnologias de informação se encontram no topo [das procuras]”, diz Catarina Carvalho, diretora da Spring Professional. “Com estes balanços conseguimos perceber como está a evoluir o mercado, e com isso, as necessidades dos nossos clientes, que refletem as necessidades do tecido empresarial nacional.”

Segundo a mesma responsável, a empresa de recrutamento prevê que a procura de profissionais especializados em novas tecnologias venha a registar um crescimento superior a 20%, em 2018. Durante 2017 a Spring Professional registou ainda um aumento das oportunidades de emprego para os mais jovens, em particular para recém-licenciados.