Pedro Pereira Gonçalves, director geral e responsável pela enologia do Monte da Ravasqueira, nunca faz nada exactamente igual de uma vindima para outra. Diz que não tem nem gosta de receitas. No entanto, há algo que procura sempre: interpretar o potencial das uvas, para conseguir expressá-lo no carácter do vinho que originam.
É um trabalho profundo, que usa “uma viticultura de precisão para conhecer, ao pormenor, toda a vinha da empresa”, porque nenhuma das 160 mil plantas que a compõem se comporta de forma idêntica todos os anos. Há sempre variações, em cada talhão, que implicam começar tudo de novo em cada ciclo produtivo. Mas “a experiência contribui para a minúcia crescente”, de um trabalho que visa garantir a qualidade das uvas que chegam à adega.
Logo no primeiro ano do curso de Engenharia Agronómica Pedro fez um estágio de vindima.
Depois é necessário definir o estilo, pois Pedro Pereira Gonçalves defende que, para além da qualidade das uvas, é fundamental não esquecer o mercado quando se faz os vinhos. “É importante saber qual o perfil de vinho que cada tipo de mercado e consumidor prefere”, diz, acrescentando que, desta forma, se consegue fazer produtos orientados, que possam ser mais facilmente reconhecidos e consigam notoriedade, pela sua qualidade, mais rapidamente, contribuindo para o sucesso das suas vendas. Como é evidente, isso implica conhecer bem os mercados, outras empresas, clientes e consumidores.
Os estágios que fez na Austrália, Nova Zelândia e Chile foram importantes para definir a sua forma de trabalhar num setor que surgiu naturalmente na sua vida após a entrada para o Instituto Superior de Agronomia, em 1999. Logo no primeiro ano de curso “formou-se um grupo de amigos que partilhavam a mesma paixão pelo vinho”, conta. Juntos, ou em separado, fizeram os primeiros estágios de vindima nesse ano.
De entre os seus vinhos, saliento o rosé MR Premium 2014, um vinho excepcional que foi Grande Prémio do Concurso Escolha de Imprensa da revista Vinhos em 2015. Licenciado em Engenharia Agronómica com especialidade em Viticultura e Enologia, Pedro Pereira Gonçalves, 35 anos, assumiu as funções de diretor-geral de Viticultura e Enologia do Monte da Ravasqueira em 2012, após um primeiro período como consultor. Aquilo que o emociona mais é ver os vinhos que faz serem engarrafados. Alguns deles serão degustados no primeiro jantar vínico da Executiva a 21 de Junho. Inscreva-se aqui.