Lídia Tarré é administradora executiva da Gelpeixe, um que negócio fundado pelo seu avô há 44 anos, representa a terceira geração da família à frente desta empresa de processamento e comercialização de alimentos congelados, que tem a sua sede na zona de Loures, nos terrenos onde os seus bisavós tinham hortas.
A história da Gelpeixe é muito curiosa, pois começou por ser uma pequena loja de eletrodomésticos localizada na rua principal de Loures, que o avô de Lídia Tarré geria com os dois filhos, mas com o passar dos anos foi-se adaptando ao que o mercado pedia. Passou a vender arcas frigoríficas para guardar gelados Olá e produtos congelados da Gelmar. Depois começou a vender gelados para garantir que os comerciantes não devolviam as arcas, e para contornar a sazonalidade do negócio, entrou na comercialização de peixe congelado. Desde o início da década de 1990 que vende congelados para todo o país e, em 2014, o pai de Lídia, Manuel Tarré, comprou a parte da empresa ao irmão.
Lídia Tarré está na empresa desde 2006, primeiro como responsável pelas exportações, depois com o pelouro financeiro e desde 2015 como administradora executiva. É também membro da direção da Associação das Empresas Familiares e da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.
Ouça este podcast sobre os desafios das mulheres na sucessão das empresas familiares.
Este podcast foi gravado, em 2022, em parceria com a Roda dos Sons.