Paulo Neto: Precisamos de acelerar a vida?

Paulo Neto defende o que podemos fazer para acelerar a nossa vida e viver mais.

Paulo Neto é coach executivo e de equipas, agile coach e fundador da Building Bridges.

Texto de Paulo Neto, coach executivo e de equipas, agile coach e fundador da Building Bridges

Precisamos de acelerar a vida? Porque precisamos de acelerar a vida, não estamos já em alta velocidade? Não, provavelmente as nossas vidas estão a baixa velocidade, mas o mundo à nossa volta está a alta velocidade e estamos mais envolvidos com este mundo do que connosco próprios.

A vida é uma corrida e cada dia é um pequeno sprint. Dia após dia, a corrida continua e somos empurrados pelo que acontece à nossa volta, no trabalho, na sociedade… um após outro respondemos ao estímulo recebido.

O mundo digital acelerou todos estes processos. O número de eventos e contactos é agora maior e, provavelmente, continuará a crescer. Uma das minhas expressões neste contexto é “Passo de ecrã em ecrã”, com a qual quero dizer que passo de uma reunião para outra sem uma pausa. As mensagens curtas são piores do que as reuniões porque a nossa atenção está constantemente a mudar. Estamos a treinar a atenção para momentos curtos e a consequência é a diminuição da nossa capacidade de concentração.

Se quisermos ser mais radicais podemos dizer que não estamos a viver a nossa vida, é a vida que nos está a viver. Podemos por isso dizer que as nossas vidas estão a um ritmo lento e algumas estão provavelmente paradas, razão pela qual precisamos de acelerar a nossa vida.

O que podemos fazer para acelerar a nossa vida e viver mais?

Criar consciência sobre a nossa forma de viver. Uma forma prática de o fazer é criar espaço entre atividades para evitar estar em piloto automático, cada pausa oferece-nos a oportunidade de ter consciência de como estamos e de pensar como queremos ir para a próxima atividade. Estabelecermos momentos para estar com qualidade com as pessoas de quem gostamos, amigos, família…

A forma como começamos o dia é também muito importante porque pode levar-nos para diferentes formas de estar, tenso ou calmo, frustrado ou entusiasmado. Iniciar com um momento dedicado a si como a meditação, exercício ou a leitura, pode ser uma boa base para ter dias com mais consciência, mais tranquilos abrindo espaço para acelerar a vida.

 

Leia o artigo “Não tem tempo? Então que seja antes.”

Leia mais artigos de Paulo Neto

Parceiros Premium
Parceiros