Domingo foi dia detox, um dia dedicado à desintoxicação. Com calma, sem grandes afazeres, para tentar libertar-me de vez dos excessos do Natal, que acabaram por se arrastar por todo o mês de janeiro (parece que este prolongamento é muito frequente, dizem os nutricionistas). Isto porque surgiu a oportunidade de experimentar o programa de 1 dia ‘DO! Detox Original’ e veio mesmo a calhar.
Antes de começar dei uma vista de olhos por alguns comentários na internet sobre este programa de desintoxicação. Mesmo sendo adepta de sumos e ‘smoothies‘ e de já ter experimentado alguns “dias de líquidos”, tive receio de passar fome, de não gostar de alguns paladares e de ser desta que não iria aguentar. E como me preparava para beber cinco garrafas de meio litro cada de diferentes e misturados sabores, fui ler algumas opiniões.
No 1º detox não se espera perder peso, mas mesmo assim consegui aniquilar meio quilo.
O medo da fome é uma constante em todos os comentários que encontrei. A ideia de passar um dia só a beber e sem nada para mastigar assusta qualquer uma (só encontrei post femininos), mesmo para quem já não faz detox pela primeira vez. Mas depois quem experimentou acabou por gostar. Claro que há vários programas, de várias marcas, ‘home made’, só frutas, só legumes. Há por onde escolher. Mas os que se veem mais são os de mistura de frutas e de legumes, para aproveitar uma gama de nutrientes mais alargada e reduzir os níveis de açúcar (frutose) que a fruta também tem.
Resolvi experimentar e avisei a família, para evitar que me tirassem uma garrafa de sumo do frigorífico (os sumos têm um aspeto apetitoso!) e assim me arruínassem o plano de domingo.
No programa de um dia não está contemplada a perda de peso, mas mesmo assim consegui aniquilar meio quilo. E agora a sensação de ‘day after’ é boa: não estou a morrer de fome – o que nem sempre acontece quando me alimento ‘normalmente’ -, não fui a correr para a mesa do pequeno almoço logo ao romper da aurora, e tenho uma agradável sensação de leveza. Nada de estômago, pernas e barriga inchadas. Na verdade, ao acordar nem me lembrei que não ingeria alimentos sólidos há mais de 24 horas, e quando me apercebi disso até pensei que aguentaria mais um dia assim. Afinal, estou como as outras da internet. Também gostei do meu dia detox. E de me superar. Mas não houve nada de que não gostasse? Confesso que ao fim do dia já agradecia qualquer coisa mais quente. Mas os chás e as tisanas ajudaram nessa situação.
Beber com estratégia
Os sumos detox servem para desintoxicar o corpo, perder peso, reforçar o sistema imunitário, promover um rejuvenescimento físico, ter mais força e energia. Exatamente o que eu preciso. O programa que experimentei serviu para purificar, libertar toxinas, fazer um reset do aparelho digestivo.
Já tinha estado cara a cara com o “monstro” dos líquidos mas desta vez ele não era tão grande como eu temia.
Foi difícil de executar? Não. Mas cada pessoa tem de encontrar as suas estratégias para o conseguir. Eu, que ao fim de semana gosto de espreitar as montras e de calcorrear alguns centros comerciais, optei por nesse dia não o fazer para não ter de andar muito (e assim poupar alguma energia) nem dar de caras com (grandes) tentações. Já me bastavam as que a minha filha deixara no armário da cozinha (a que consegui resistir!).
O dia teria de ser passado calmamente, a ler ou a escrever, a ver televisão e pouco mais. E a beber cinco garrafas de sumos, intercaladas com chás, tisanas e água. Esta foi a minha opção. Não entrei em modo hibernação mas fiquei mais parada para evitar ataques de fome e estragar os resultados. Digamos que escolhi uma estratégia cautelosa e consciente do que estava a enfrentar. Eu já tinha estado cara a cara com este “monstro” em forma de dia de líquidos, noutras ocasiões. Mas desta vez ele não era tão grande como eu temia. Juro que não era!
DO!
É o nome da marca detox que me propus experimentar: ‘DO! Detox Original’. A Nike sempre usou muito o slogan ‘Just do it’ para comunicar uma atitude, um estado de espírito. Querendo com ele dizer ‘não penses mais, vai e faz’. O DO! da Detox Original também desafia os consumidores para uma ação dizendo-lhes “experimenta e faz”. E foi o que eu fiz. Comecei pelo DO! 1º detox. “Mais à base de frutas e legumes que realizam a primeira fase de limpeza e purificação das toxinas do corpo e ajuda-o a fazer um reset ao seu aparelho digestivo. É um detox mais leve, que oferece um equilíbrio muito saboroso de frutas e legumes e uma ótima forma de se habituar a fazer assiduamente um detox. É o nosso detox mais popular, ótimo para iniciados”, explica a marca. Este programa tem um custo de 37 euros (IVA incluído).
O segundo detox é mais fortificante e energético, com muitos anti-oxidantes e vitamina C, e inclui também cinco garrafas de 500 ml com sabores diferentes e ao mesmo preço do anterior. É bom para quem anda muito cansado e a precisar de férias, indica a marca. Será o meu próximo passo.
A marca DO! tem alguns pacotes com descontos de quantidade para programas mais alargados e prepara um weekend detox!
O terceiro já é mais apropriado para quem está habituado a estas aventuras e as adora (não cheguei a tanto!). Compensa os excessos provocados pelas jantaradas com amigos e purifica o organismo. É composto maioritariamente por legumes e é um programa mais forte para uma desintoxicação total. Um verdadeiro shot de clorofila, com uma grande variedade de frutas e legumes e sem açúcar adicionado.
Por último, um programa mais completo de três dias. Para quem tem de perder uns quilinhos, não está contente com a condição física atual, sente-se sem energia, com a pele e o cabelo baços, com dificuldade de concentração e de um sono reparador. É composto por 15 garrafas de sumos para beber ao longo de três dias e tem um custo de 95 euros. A marca tem alguns pacotes com descontos de quantidade para programas mais alargados e prepara um weekend detox!
Sumos ancestrais
Talvez pela forma como as receitas foram preparadas e o programa definido o desafio de domingo não foi difícil de ultrapassar. Estes sumos são feitos segundo a filosofia ayurvédica, que recomenda gozar a vida e desfrutar de boa saúde com boa comida e um ambiente saudável e utiliza ingredientes frescos e naturais. Estes, quando prensados a frio, garantem todas as vitaminas e minerais de que o corpo precisa, sem qualquer adição de açúcar, água, corantes e conservantes.
O programa ‘Do! Detox’ é composto por 5 ou 15 sumos destes, dependendo da opção escolhida – a primeira para um dia de programa, a segunda para três dias – e serve para substituir as refeições, sempre acompanhadas de água, chá e infusões nas quantidades que se desejar.
Ao longo do dia os sumos são bebidos de acordo com os intervalos de tempo sugeridos (7h-9h/10h-12h/13h-15h/16h-18h/20h-22h) e de acordo com uma sequência de sabores. A qualidade das frutas e dos legumes selecionados, assim como a técnica utilizada na confecção, garantem que não se sentirá fome e que o consumo dos sumos propostos será até “um momento de prazer”.
Estes sumos, prensados a frio, preservam todas as vitaminas e sais minerais o que faz com que estejamos alimentadas e sem sentir fome
Depois de encomendado na loja online e confirmado o pagamento, o programa escolhido é entregue no local indicado e os sumos devem ser consumido nas 72 horas seguintes e conservados no frio entre 0º e 4º. É também neste site que se podem ver as recomendações e os benefícios, assim como conhecer todos os ingredientes utilizados.
O segredo está na técnica
Confesso que gostei dos saborosos e nutritivos sumos DO!. O facto de serem feitos pela técnica de pressão a frio dos ingredientes faz com que todas as vitaminas e sais minerais sejam aproveitados e isso permite-nos ficar mais alimentadas e sem a desconfortável sensação de fome. E ao longo deste domingo percebi que uma alimentação líquida pode ser também saciante.
Os sumos produzidos através deste processo, em vez da habitual centrifugadora que temos em casa, aproveitam muito mais a fibra dos ingredientes e, por isso, a qualidade e a absorção dos nutrientes são muito maiores. Centrifugar aquece as frutas e os legumes, destruindo assim grande parte das suas vitaminas e sais minerais. Esta é a grande diferença.
Um programa destes ajuda a criar hábitos e horários alimentares importantes para a fase ‘day after’.
Um programa destes tem ainda outras vantagens, como a de ajudar a criar hábitos e horários alimentares. Comer de três em três horas é uma recomendação constante dos médicos e dos nutricionistas e este plano respeita esse princípio.
Depois, é prático receber em casa as garrafas de sumo já preparadas e prontas a consumir. Não dá trabalho nenhum, basta respeitar a numeração e o horário estipulados e não há mais complicações. De que sumos gostei mais? Do primeiro e do último. O primeiro golo logo pela manhã com o refrescante sabor a ananás e limão (e com uns toques de gengibre a ajudar a aceleração do metabolismo) animou-me e fez-me pensar que o dia não correria mal de todo. A fechar a jornada alimentar, a maçã, o pepino e o aipo, misturados com mais ananás e gengibre, fizeram-me esquecer um pouco a necessidade de uma bebida mais quente à hora de jantar. Um sumo saboroso também.