Há duas situações que inibem as mulheres de se fazerem ouvir nas reuniões de trabalho: o elevado risco de serem interrompidas por um homem enquanto falam (por vezes, sem que o próprio se aperceba que o está a fazer) e de verem um homem apoderar-se da ideia que acabaram de dar. Se estes cenários lhe são familiares, inspire-se na estratégia das primeiras assessoras de Barack Obama para se fazer ouvir no local de trabalho.
De acordo com o The Washington Post, quando o presidente Obama tomou posse, menos de um terço dos seus principais assessores eram mulheres. Estas colaboradoras tiveram de se fazer ouvir em reuniões importantes ou corriam o risco de ser totalmente excluídas. Rapidamente perceberam que tinham de se unir de forma a triunfar num ambiente dominantemente masculino.
A sua estratégia? Adotaram a técnica da “amplificação”. Sempre que uma mulher na mesa desse uma contribuição valiosa para um tema, as restantes trariam de volta à conversa essa contribuição, dando assim crédito àquela que a fez. Isto levou a que os homens na sala reconhecessem a contribuição – e negou-lhes a oportunidade de reivindicar a ideia como sendo sua.
Como consequência desta estratégia o presidente dos Estados Unidos elegeu mais mulheres como assessoras. No seu segundo mandato metade dos seus assessores eram mulheres, e metade de todos os departamentos da Casa Branca eram conduzidos por mulheres.
Esta estratégia obriga as mulheres a deixarem de ver outras mulheres como concorrentes, mas antes como aliadas. Sentir-se desencorajada com o sucesso dos outros é visto como algo normal, porém este tipo de rivalidade é mais menos comum entre pessoas de géneros diferentes.
Em 2013, Ann Friedman cunhou o termo “Shine Theory” para descrever a sua crença de que as realizações de outras mulheres não a impedem de alcançar os seus próprios objetivos, mas pelo contrário, a deixam mais perto de alcançá-los. “Quero as mulheres mais fortes, mais felizes e mais inteligentes ao meu lado”, escreveu Friedman para o The Cut.
Seguindo esta linha, deixamos-lhe três pistas para ganhar voz no local de trabalho.
1. Procure criar ligação com mulheres que admira
Ao procurar ativamente estas ligações aumenta o número de pessoas que são boas influências na sua vida, e minimiza a competição feminina no local de trabalho.
2. Adote a estratégia da “Amplificação”
Sempre que outra mulher expressa uma opinião ou ideia valiosa para um determinado tema, dê-lhe o devido crédito.
3. Denuncie a apropriação de ideias
Denuncie quando alguém rouba uma ideia alheia. Uma boa forma de abordar o assunto sem parecer agressiva, é dizer por exemplo: “André parece-me então que concordas com a ideia da Joana, e isso é ótimo porque…”.