Como são um dos meios mais rápidos e eficazes dos dias que correm, as redes sociais são agora o instrumento premium de marketing e de comunicação das empresas. Elas são “um ponto de encontro não só para as pessoas como para as marcas que de uma forma rápida, envolvente e dinâmica podem interagir com os seus consumidores”, diz o estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2015” realizado pela Marktest Consulting, que quis conhecer melhor os índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face ao mundo digital.
O estudo analisou os hábitos dos utilizadores das redes sociais, os sites que conhecem e frequentemente utilizam, as funcionalidades que mais valorizam, a frequência com que acedem a esses sites e com que publicam informação, o tempo que lhes dedicam e os equipamentos que utilizam para lhes aceder.
A edição deste ano foi um pouco mais longe ao aprofundar também a relação que os portugueses estabelecem com as marcas e com as empresas presentes nestas plataformas – que motivações têm, interações que mantêm, opiniões sobre a presença das marcas nas redes sociais, esclarece a Marktest. Aqui estão algumas conclusões retiradas:
- 94% dos utilizadores de redes sociais tem conta no facebook e 41% no Youtube
- 23% abandonou uma rede social no último ano
- 29% usa smartphone para aceder às redes sociais entre as 18 e as 20 horas
- 19% julga que irá dedicar menos tempo às redes sociais nos próximos 12 meses
- 69% segue marcas nas redes sociais
- 13% considera que o facto de se seguir ou ser fã de uma empresa ou marca nas redes sociais tem muita influência nas opções de compra.
O facebook, o youtube, o g+, In e instagram são as redes mais utilizadas e é o facebook que apresenta uma vantagem muito destacada, mas comparado com um estudo de 2014 o youtube já ultrapassou o g+.
Quanto aos motivos que justificam o abandono de uma rede social destacam-se a falta de interesse, a influência dos amigos que passaram para outra rede, a falta de tempo e o facto de considerarem que uma rede se torna obsoleta.