Dormir bem evita más decisões

A revolução do sono é o desafio da fundadora do site Huffington Post no seu recente livro “The Sleep Revolution”, onde diz que é preciso acabar com a “mentalidade de macho” que se vangloria das poucas horas dormidas e assim compromete o desempenho no trabalho.

Este é um gesto que fica mal, mas que faz bem.

A cultura empresarial que promove a falta de horas de sono e dessa forma dá a entender que dormir é uma perda de tempo é contestada por Arianna Huffington, fundadora e presidente do portal “Huffington Post”, no seu livro recentemente lançado “The Sleep Revolution”. Arianna diz que não percebe por que estamos tão orgulhosos de dormir pouco e porque razão muitos CEO’s “celebram as poucas horas de sono e as usam como uma medalha de honra quando elas prejudicam gravemente a produtividade, o bem estar e a felicidade”.

A privação de sono é responsável por uma serie de males sociais, mas valoriza-se quem consegue passar sem ele.

“Estamos a viver uma profunda crise de privação de sono”, alerta ela neste livro que está recheado de dicas e recomendações de importantes especialistas da matéria. E é preciso acabar de vez com “esta mentalidade de macho” que promove o não dormir como uma atitude corajosa e viril. Como ser bem sucedida no trabalho e na vida pessoal? Dormindo o número de horas necessárias, responde sem hesitação. Já anteriormente, quando convidada para falar numa TED, Ariana explicou: “ A minha grande ideia é simples: dormir”.

Em “The Sleep Revolution”, Arianna defende que a generalizada privação do sono que se vê hoje é em parte responsável por uma série de males sociais, incluindo o aumento de peso e a doença de Alzheimer, e explica como nos tornámos numa cultura que trata o sono como uma função opcional e valoriza aquelas que conseguem passar sem ele.

O kit para o trabalho

A “Revolução do sono” é a medida aconselhada por esta presidente do bem sucedido site Huffington Post, que fez da crónica falta de sono mundial o seu cavalo de batalha depois de há uns anos ter “caído por exaustão” e, por isso, ter sido obrigada a estudar o assunto, reunir com cientistas, ponderar o dia-a-dia e a organização profissional e pessoal. E especialmente para as mulheres, que são especialistas em tratar de muitos assuntos em simultâneo, estas dicas são uma grande ajuda. “É preciso começar a ver o icebergue ainda antes de vermos o Titanic”, adverte.

Dormir bem é uma ótima maneira de melhorar a produtividade das empresas, defende Arianna.

A partir dessa altura, nos escritórios do Huffington Post foram implementados locais para se fazer uma sesta. “Eu tenho um sofá no meu escritório e quando quero fazer uma soneca fecho a porta e a cortina da parede de vidro e isso tem-me ajudado a eliminar o estigma de dormir um pouco a meio do dia, o que na verdade é uma excelente ferramenta de melhoria de desempenho e deve ser classificada como tal”, explica sem pudores. E vai mais longe: “Quem não tem um local para poder fazer uma sesta no escritório deve, em primeiro lugar, reunir condições, formar lobbies, para o conseguir. Um tapete de yoga serve se não se puder arrastar um sofá para um local mais privado durante um período curto de tempo. E comece a preparar um pequeno kit composto por tampões para os ouvidos e uma máscara de olhos”.

As consequências da privação do sono são também aqui explicadas. “Temos brilhantes executivos, líderes políticos, financeiros e económicos que tomam péssimas decisões”. Dormir bem é uma ótima maneira de melhorar a produtividade das empresas e uma das decisões mais inteligentes, conclui Arianna. “Devíamos mudar de mentalidade e deixarmos de nos vangloriar dos nossos déficites de sono para começarmos a fechar mais os olhos e podermos ver o quadro no seu todo”.

Parceiros Premium
Parceiros