De uma amizade entre duas jovens americanas, surgiu um negócio de notícias com cerca de 1,5 milhões de subscritores. O conceito do theSkimm é simples: reunir, resumir, editar e enviar notícias por e-mail numa newsletter diária que chega por volta das seis da manhã a todos os subscritores.
Até aqui, nada de novo. A grande novidade é a forma como o faz: em linguagem acessível a todas as pessoas, com uma breve explicação e um toque de humor e de alguma ironia, sem retirar a objetividade ao tema.
A ideia do site nasceu da paixão das suas fundadoras. Fazem o que mais gostam e ganham dinheiro com isso
Danielle Weisberg e Carly Zakin são as fundadoras (autointituladas theSkimmers). Ambas ainda na casa dos 20 anos, conheceram-se enquanto estudavam em Roma. Regressaram aos Estados Unidos e reencontraram-se na NBC News, como produtoras. Segundo afirmam no site, “As notícias não são só a nossa carreira, são a nossa paixão. E cedo nos apercebemos de três coisas: ler notícias consome tempo; querer ler notícias é um hobby; nem todas as pessoas têm tempo, ou interesse”.
Decidiram então aproveitar aquilo que melhor sabem fazer e partilhar com quem não tem tempo para ler notícias todas as manhãs, mas gostaria de saber o que se passa no mundo, logo ao acordar, enquanto toma o pequeno-almoço, ou se dirige para o emprego.
A subscrição da newsletter é feita no site, onde também existe um arquivo de todas as newsletter diárias, bem como os Skimm guides, ou seja, resumos e histórico, por temas, de diversos acontecimentos e notícias da atualidade, onde explicam “a história”, “o que está para trás”, “quem está a favor”, “quem está contra”, “o que as pessoas dizem” e “o que vai acontecer”. Para que nada passe ao lado.