Negócio familiar

Ana Isabel Rebelo divide a sua semana entre a farmácia e a óptica, em Coimbra, e o hotel no Alentejo. Este último projecto está nas mãos da sua filha, Luísa Rebelo, que quer tornar numa referência no enoturismo, "com uma oferta de experiências vínicas única no mundo."

Ana Isabel e Luísa Rebelo, mãe filha, respectivamente proprietária e gestora do Torre da Palma Wine Hotel.

Com os seus primórdios a remontarem ao ano de 1338, o Torre de Palma Wine Hotel nasce em 2014, inspirado no modo de vida da distinta família Basilii (antigos habitantes das vizinhas ruínas romanas de Torre de Palma) e nas tradições alentejanas. Unidade hoteleira de 5 estrelas em Monforte, no Alentejo vinhateiro, tem sido destacado com diversos prémios: Melhor Empreendimento Turístico do Alentejo em 2014, Projeto nomeado para o prémio de arquitetura europeu, Mies van der Rohe Award em 2015, Prémio “Travellers’ Choice” 2019 e 2020 pelo Tripadvisor, Chave de Ouro do Guia Boa Cama Boa Mesa, do Expresso em 2020 (15 melhores hotéis de Portugal) e Prémio Nacional de Turismo BPI Expresso (5 melhores hotéis de Portugal). Por detrás deste projecto estão duas mulheres, mãe e filha: Ana Isabel Rebelo, empresária farmacêutica que adquiriu a propriedade, e Luísa Rebelo, uma das filhas, que hoje o dirige. Conversámos com ambas.

 

Ana Isabel Rebelo

Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra e pós-graduada em Gestão Hoteleira pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, é diretora técnica e gerente da Farmácia Estádio, em Coimbra, desde junho de 2001, ao mesmo tempo que é sócia gerente  do Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte, e da Óptica Estádio, Lda., em Coimbra. 

 

Como concilia a sua profissão de farmacêutica com a gestão do Torre de Palma Wine Hotel?

Ana Isabel Rebelo: Sou farmacêutica há 30 anos e desde essa altura tenho trabalhado como gestora e diretora técnica dos projetos que criámos – Farmácia Estádio e Óptica Estádio, em Coimbra. Sou mãe de 4 filhos e sempre partilhei com eles a minha vida profissional.

Quando iniciámos o projeto tive a possibilidade de conciliar o meu trabalho de farmacêutica com o curso de Gestão Hoteleira que foi determinante para entrar no negócio na área do turismo. Desde então, organizei a minha equipa com delegação de responsabilidades e divido a minha semana entre a farmácia, a óptica e hotel.

Apaixonámo-nos por esta propriedade que tem uma beleza natural e uma envolvente histórica impressionantes, para além de conter uma magia especial, cheia de energias positivas. Sentimos que era um património e uma história que tinha que ser dada a conhecer ao mundo e que se não se fizesse nada, iria morrer a breve trecho.

O que a levou comprar esta herdade?

Ana Isabel Rebelo: Quando conhecemos a propriedade de Torre de Palma em ruínas, rapidamente sentimos a responsabilidade de dar novamente vida a esta herdade e criar mais um projeto empresarial. Torre de Palma tem uma longa história de trabalho que remonta a 1338. Comprámos a propriedade em 2008 pelo fascínio que temos pelo Alentejo, onde temos fortes raízes familiares. Apaixonámo-nos por esta propriedade que tem uma beleza natural e uma envolvente histórica impressionantes, para além de conter uma magia especial, cheia de energias positivas. Sentimos que era um património e uma história que tinha que ser dada a conhecer ao mundo e que se não se fizesse nada, iria morrer a breve trecho.

 

 Quanto investiram e que mudanças fizeram?

Ana Isabel Rebelo: A propriedade estava em ruínas, ao abandono há mais de 30 anos. O nosso objetivo na obra foi não estragar e manter ao máximo a traça original dos edifícios. Foi por isso que escolhemos o arquiteto João Mendes Ribeiro para fazer toda a reabilitação. Os quartos do hotel são hoje nas antigas casinhas dos trabalhadores agrícolas, no antigo celeiro, o Bar é nas antigas cavalariças… Ou seja mantivemos todos os edifícios existentes conferindo-lhes uma nova funcionalidade e uma nova vida. Nos interiores, a decoradora Rosarinho Gabriel usou muitas peças e móveis de família o que para nós torna o espaço ainda mais especial.

 

A que se deve a aposta pela sustentabilidade e respeito pelo ambiente?

Ana Isabel Rebelo: A preocupação com a sustentabilidade esteve sempre presente, desde o momento em que decidimos reabilitar um edifício histórico. Sustentabilidade é também fazer renascer o que está destruído, não estragar mas preservar. A natureza à nossa volta é o que faz com que nos sintamos tão bem aqui, e por isso vivemos em simbiose com as várias espécies que aqui habitam, as cegonhas, os pardais, as águias… além disso no nosso projeto incluímos energias renováveis através dos painéis solares e fotovoltaicos que temos na propriedade, e a água é tratada como um bem muito precioso.

 

Porque chamaram a sua filha Luísa para dirigir este projecto? 

Ana Isabel Rebelo: Os nossos filhos sempre fizeram parte dos nossos projetos familiares, mas nunca impusemos nada a nível das suas escolhas. Foi uma decisão da Luísa juntar-se ao projeto de Torre de Palma, tendo em conta o percurso que estava a fazer e as suas motivações. Para mim, a decisão da Luísa em trabalhar connosco foi uma bênção, trouxe uma visão jovem e aberta ao mundo, que tanto precisamos no nosso projeto. Os objetivos são aqueles que o projeto impõe, objetivos ao nível da sustentabilidade económica, ambiental e social.

 

Que outros projectos têm nesta área da hotelaria e enoturismo?

Ana Isabel Rebelo: Além do projeto de produção de vinho, hotelaria e enoturismo em Torre de Palma, temos agora um novo projeto em desenvolvimento – um hotel de 5 estrelas em Coimbra, a nossa cidade.

 

Como é hoje o seu dia a dia?

Ana Isabel Rebelo:  Divido a minha semana entre Coimbra e o Alentejo, começo a semana dedicada à nossa Farmácia e Óptica e à quinta-feira rumo a Torre de Palma para estar presente na operação e acompanhar os fins-de-semana no Hotel. O ares do Alentejo para mim são mágicos…

 

Torre da Palma Hotel, em Monforte, no Alentejo.

 

Luísa Rebelo, general manager da Torre da Palma

Licenciada em Psicologia e Mestre em Organizational & Personnel Psychology pela Universidade de Coimbra e Universidade de Valencia, pós-graduada em Gestão pela Nova School of Business and Economics e pós-graduada em Top Management in Hospitality & Tourism pelo ISCTE, trabalhou com marcas internacionais do grupo Marriott, como a Sheraton e a Westin, em Espanha e no Qatar. Integrou a equipa fundadora da startup de recrutamento Harpoon.jobs, gerindo grandes contas como Pernod Ricard, Primedrinks e Super Bock Group. Em 2019 integrou o board da Torre de Palma LDA., liderando as áreas de Enoturismo, Sales e Marketing, tendo em 2021, aos 28 anos, assumido a função de general manager. 

 

Como é que uma psicóloga se apaixonou pela gestão de empresas?

Luísa Rebelo: Quando regressei a Portugal integrei a startup de Recrutamento Harpoon.jobs onde estive três anos. Nessa altura fiz a pós-graduação em Gestão na Nova SBE e então tive a certeza que queria dedicar-me à Gestão. Deixei o recrutamento e parti para o Sudeste Asiático durante uma temporada, onde estive envolvida em projetos de empreendedorismo, mesmo antes de me juntar ao projeto de Torre de Palma. Para assumir este projeto fiz o Curso de Top Management in Hospitality no ISCTE que me ajudou a conhecer melhor as dinâmicas do negócio hoteleiro.

 

O que pesou na decisão de trabalhar no hotel da família?

Luísa Rebelo: Entrei para a Torre da Palma no Verão de 2019 com as funções de marketing e vendas e ainda com apoio a todas as funções da direção-geral do Hotel. Durante as diferentes experiências profissionais que tive, percebi que a minha grande motivação era fazer crescer os negócios, vender e criar novos produtos e experiências. Essa foi a grande motivação que me levou a juntar ao projeto familiar, foi o facto de sentir que podia contribuir ativamente para o crescimento da marca Torre de Palma. Lembro-me da primeira vez que entrei na propriedade de Torre de Palma, ainda em ruínas, ainda antes de os meus pais tomarem a decisão de criar este projeto. Sempre acompanhei de forma muito próxima o negócio e por isso foi um passo natural na minha carreira. Sinto que o meu trabalho é como uma missão, fazer crescer aquilo que os meus pais criaram com muito trabalho e muita paixão.

O projeto Torre de Palma é muito mais que um hotel, é sim um projeto integrado de alta qualidade nas áreas da produção de vinho, turismo equestre, gastronomia, hotelaria, natureza… A nossa visão é que Torre de Palma se afirme como uma marca que represente o Alentejo genuíno e o melhor que temos na nossa região.

 

Como está a lidar com a pandemia e como está a preparar o regresso à atividade?

Luísa Rebelo: Como se sabe, esta pandemia teve um fortíssimo impacto no turismo. No nosso Hotel em particular foi uma total mudança de foco, uma vez que estávamos muito direccionados ao cliente internacional (Estados Unidos, Brasil…). Tomar a decisão de fechar o hotel foi muito difícil, mas este tempo ajudou-nos a valorizar ainda mais o nosso produto e a nossa equipa, a melhorar a nossa oferta e a pensar em soluções para cativar clientes.

A nossa grande preocupação foi preservar a equipa transmitindo-lhes segurança e estabilidade profissional. Essa é a nossa maior responsabilidade enquanto empresários. Na área dos vinhos lançámos a loja online que se mostrou uma grande surpresa — já enviámos encomendas para quase todos os países da Europa o que nos deixa muito felizes. Reabrimos o hotel sempre com foco na segurança, com o selo Clean & Safe do Turismo de Portugal, e com a certeza de que não há lugar mais seguro que Torre de Palma. Aqui temos a sorte de poder proporcionar muitas experiências exclusivas e ao ar livre como caminhadas, passeios a cavalo, piqueniques no campo, observação de estrelas, birdwatching

 

Quais os seus objetivos para esta unidade hoteleira?

Luísa Rebelo: O meu objetivo principal é que todos os clientes que nos visitem levem daqui memórias de felicidade e de momentos bem passados, que faça com que anseiem voltar e falar sobre Torre de Palma aos amigos. Queremos ser uma referência no enoturismo, com uma oferta de experiências vínicas única no mundo. O projeto Torre de Palma é muito mais que um hotel, é sim um projeto integrado de alta qualidade nas áreas da produção de vinho, turismo equestre, gastronomia, hotelaria, natureza… A nossa visão é que Torre de Palma se afirme como uma marca que represente o Alentejo genuíno e o melhor que temos na nossa região.

 

Qual o peso do vinho no negócio?

Luísa Rebelo: O negócio do vinho tem vindo a crescer de forma muito positiva, nomeadamente ao nível da exportação. Vendemos hoje os nossos vinhos Torre de Palma nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, China, Bélgica e Holanda, e continuamos a abrir novos mercados. Em termos do nosso portefólio, este ano será um ano marcante uma vez que vamos lançar os nossos vinhos mais icónicos, o Reserva de Família Branco 2017 e o nosso primeiro vinho de talha, “Musas”, que é uma homenagem ao Mosaico das Musas das ruínas romanas de Torre de Palma e à herança romana que temos aqui tão presente.

 

Como é hoje o seu dia a dia?

Luísa Rebelo: É sempre muito dinâmico, todos os dias são diferentes e todos os dias são dias de grandes desafios. Atualmente como diretora do hotel procuro estar próximo das equipas, próximo da operação e dos clientes. Há um momento no dia que é particularmente interessante que é o nosso welcome drink na torre ao pôr do Sol. Neste momento tenho a oportunidade de conhecer os nossos clientes, contar a nossa história, o passado desta propriedade, e partilhar aquilo que é para mim dos momentos mais incríveis em Torre de Palma, o pôr do Sol no cimo da torre com uma vista de 360 graus sobre os campos alentejanos.

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