Seis anos depois de deixar o cargo de CEO da Yahoo, Marissa Mayer, em entrevista à Tech Brew, não mediu palavras nem arrependimentos sobre aquilo que poderia ter feito de outra maneira se tivesse tomado decisões diferentes, durante o tempo em que liderou aquela tecnológica norte-americana. Identifica três más decisões.
Uma delas foi a falta de visão sobre o sucesso dos serviços de streaming. Confessa que foi um erro ter comprado o Tumblr, por 1,1 mil milhões de dólares, em 2013, em vez da Netflix ou do Hulu, quando a multinacional procurava uma aquisição transformadora. A ex-CEO da Yahoo e atual fundadora da tecnológica de apps, Sunshine, conta que “considerámos a possibilidade de comprar o Hulu, por 1,3 mil milhões de dólares ou, ironicamente, a Netflix, que custava 4 mil milhões de dólares. E, qualquer um deles, teria sido uma melhor aquisição.” Três anos após a compra do Tumblr, com sede em Nova Iorque, a Yahoo reduziu o seu valor de mercado em 230 milhões de dólares. Um ano depois, em 2017, a Verizon Communications comprou a Yahoo e Marissa Mayer anunciou a sua renúncia ao cargo de CEO.
A executiva admitiu ainda mais dois erros de estratégia: ter contratado o COO errado, que demitiu após 15 meses no cargo; e, provavelmente, o maior de todos, foi “não ter feito o spin-off da Alibaba, isento de impostos, para separar os ativos da empresa”. Isso, diz agora Marissa Mayer, “poderia ter poupado cerca de 10 mil milhões de dólares aos acionistas da empresa, e ter permitido à Yahoo continuar como uma empresa independente, potencialmente com mais sucesso”.
Leia mais artigos de carreira.