Nos tempos que correm pode ser tentador pensar que apenas importa responder às urgência que surgem a cada dia e estar presente nas várias reuniões que vão acontecendo à distância, mas é um engano. As chefias estão certamente muito ocupadas com os novos desafios que esta pandemia está a colocar às empresas, e precisamente por isso registam quem são os colaboradores que mais se empenham e contribuem com soluções nesta fase. Por essa razão, esta é uma boa altura para não baixar a guarda e mostrar o que vale mesmo á distância.
Sugira soluções para os novos problemas
O board já está preocupado com a fase pós-pandemia, por isso o papel dos colaboradores é gerir o dia-a-dia o melhor possível. Sendo quem está mais próximo das equipas e dos clientes, o seu papel é crucial nesta fase, pois são quem melhor pode identificar os problemas que surgem e sugerir formas eficazes de os ultrapassar. Não tenha receio de sugerir medidas fora da caixa, pois tempos excecionais exigem medidas excecionais, o importante é que funcionem.
Faça-se ouvir nas reuniões de equipa
Se já tinha dificuldade em pedir a palavra nas reuniões presenciais, acreditamos que c0m reuniões remotas não deve ser mais fácil. Observe como fazem os seus colegas e siga os passos. Se for necessário, avise antecipadamente o organizador da reunião que tem algumas ideias que gostaria de expor e dessa forma poderá ser ele a dar-lhe tempo de antena. Esta é a altura em que a sua empresa mais precisa do contributo de todos, pois estamos a viver uma situação completamente nova e ninguém tem certezas sobre qual o melhor caminho a seguir. As ideias de colaboradores experientes e atentos podem ajudar as chefias a decidir melhor.
Mantenha-se atualizada
Não se foque apenas nos balanços de contagiados, mortos e recuperados da pandemia. Leia na imprensa nacional e internacional sobre como outros países estão a enfrentar a situação, quais as consequências que já são visíveis na economia e quais as previsões dos especialistas sobre o cenário pós-covid-19. É fundamental estar atualizada para refletir melhor sobre o impacto desta crise na empresa e nos seus clientes e as diferentes soluções que que podem ser aplicadas.
Não quebre a produtividade
Com ou sem crianças em casa, mantenha as rotinas. Cumpra o horário de trabalho normal e respeite escrupulosamente o horário das reuniões e das chamadas telefónicas. Se tem crianças, procure compensar alguma quebra de foco durante o dia completando as tarefas depois de as deitar.
Comece o dia organizando o trabalho com uma lista de tarefas (realista) que deve tentar cumprir a todo o custo. É preciso um bom planeamento para não se deixar arrastar pelas tarefas domésticas e as brincadeiras com os filhos e depois descobrir ao final do dia que não enviou e-mails que devia ter enviado nem terminou o relatório com o qual se tinha comprometido. Lembre-se que é fundamental continuar a cumprir prazos e qualquer outro tipo de compromisso profissional.
Mantenha um ar profissional
Aposte num look cuidado. Não precisa de usar saltos altos e pode suavizar a maquilhagem, mas é importante que conserve um ar profissional, pois a qualquer momento pode receber uma vídeo chamada e estar com um look desleixado não passará uma boa imagem de si.
O espaço de trabalho também deve ter um ar o mais profissional e agradável possível. Escolha um local que funcione bem nas vídeo call – lembre-se que o que estiver atrás de si vai aparecer no ecrã e será visto por todos -, que tenha uma boa luminosidade, um bom acesso à internet e longe da televisão ou das brincadeiras dos mais novos.
Não se deixe iludir pela aparente confusão que reina nestes dias. Todos os contributos válidos e, sobretudo, os que tiverem mais impacto positivo no negócio da empresa, são notados e apreciados. Quando a normalidade regressar vai de certeza perceber que a forma como se entregou nesta fase foi observada e jogará de certeza a seu favor.