Women in Tech @ Kaspersky Portugal é o nome da nova campanha digital da empresa de cibersegurança e privacidade digital Kaspersky, que vai dar voz às várias mulheres portuguesas que trabalham no setor das TI (Tecnologias de Informação) e cuja carreira poderá inspirar mais mulheres a juntarem-se ao mundo da tecnologia. Esta campanha, transmitida no Youtube, será constituída por três episódios (um por mês, de maio a julho), onde serão promovidas conversas informais com convidadas exclusivas de grandes empresas em Portugal, que partilharão as suas experiências, oportunidades e desafios no acesso à profissão e na evolução da sua carreira. As talks serão conduzidas pela YouTuber Geek’alm, e partilhadas no seu canal de YouTube.
Apenas 19% das que trabalham atualmente no setor foram encorajadas por um modelo feminino a abraçar a ideia de seguir uma carreira na tecnologia.
O mais recente estudo da Kaspersky sobre a evolução e representatividade da mulher no setor das IT, realizado a nível mundial, revela que foram as mulheres, principalmente as do setor tecnológico, as mais prejudicadas na evolução da sua carreira, com o contexto de teletrabalho e confinamento. Adicionalmente, e de acordo com a investigação, mais de um terço das mulheres que trabalham na área de IT consideram que o número reduzido de mulheres no setor as fez recear o ingresso na profissão e que apenas 19% das que trabalham atualmente no setor foram encorajadas por um modelo feminino a abraçar a ideia de seguir uma carreira na tecnologia.
Evgeniya Naumova, vice-presidente da Rede Global de Vendas da Kaspersky e embaixadora da Women in Tech Portugal, afirma: “Esta campanha é mais um dos passos para conseguirmos maior igualdade de género e incentivarmos mais jovens a perseguir os seus sonhos na área da tecnologia em Portugal. Embora se tenha registado uma melhoria global ao nível da perceção da representação de género nos últimos anos, ainda existe falta de profissionais femininas na indústria de TI, muitas vezes porque não têm referências que as encorajem a seguir uma carreira que, em grande parte, ainda é dominada ou associada ao sexo masculino. Ao falarmos sobre este tema – nomeadamente sobre as oportunidades de carreira, os desafios que enfrentam e a sua progressão ao longo do tempo dentro das empresas – e darmos a conhecer às jovens portuguesas algumas referências femininas a trabalhar em cargos de IT, acreditamos poder vir a fazer a diferença e a tornarmos este setor mais inclusivo. E é essa a nossa missão na Kaspersky”.
O primeiro episódio da campanha Women in Tech @ Kaspersky Portugal será lançado no final do mês de maio e contará com a presença de Ana Carolina Cardoso, software engineer na Farfetch, a plataforma mundial líder no mercado da moda de luxo online.