Tem apenas 36 anos mas há muito que não precisa de apresentação. Recebeu a primeira estrela Michelin aos 30 anos quando estava à frente da cozinha do Tavares. Hoje tem nove restaurantes, oito em Lisboa e um no Porto, e já foi distinguido mais duas vezes com uma estrela Michelin, desta vez pelo seu Belcanto. Licenciou-se em Comunicação Empresarial antes de perceber que o futuro estava no meio dos tachos. Passou pelas cozinhas de nomes tão famosos como Alain Ducasse, Ferran Adrià e Eric Frechon, e a sua fama correu mundo quando em 2012 entrou no programa No Reservations, de Anthony Bourdain. Mas a sua vida não foi marcada apenas por homens…
“A Senhora D. Maria de Lourdes Modesto é uma das grandes referências da minha vida. Uma grande Senhora e uma grande Professora. Devo-lhe muito tanto em termos de conhecimento, como de incentivo. Foi a primeira pessoa a quem disse que queria ser cozinheiro. Nunca vou esquecer esse momento. Os seus olhos brilharam de entusiasmo e disse-me: – “É uma profissão muito bonita”. O apoio que me deu foi decisivo. Absolutamente admirável pelo trabalho que tem desenvolvido, pelas gerações que tem marcado, pela coragem e pela vontade.
A Tia Isabel Avillez, uma grande cozinheira, com quem aprendi muito. Trabalhámos juntos durante alguns anos. A sua energia e determinação sempre foram muito marcantes. Uma mulher de armas e uma trabalhadora e lutadora incansável. Nunca esquecerei o seu extraordinário exemplo de trabalho e de dedicação.”
Artigo atualizado em 6 de julho 2017.