Inspiring Girls chega a Portugal

Para empoderar as próximas gerações de mulheres, chega a Portugal a Inspiring Girls, associação sem fins lucrativos que se dedica a incentivar raparigas a alcançarem as suas aspirações, colocando-as em contacto com mulheres que são referência na sua área de atividade.

Joana Frias Costa é presidente da Inspiring Girls.

A Inspiring Girls chega a Portugal para empoderar as próximas gerações de mulheres. Esta associação sem fins lucrativos que se dedica a incentivar raparigas a alcançarem as suas aspirações, colocando-as em contacto com mulheres que são referência na sua área de atividade, foi fundada no Reino Unido e está presente em mais de 26 países, para mostrar às raparigas que existem inúmeras opções de carreira e profissões que podem seguir, sem que o facto de serem mulheres seja uma limitação para as alcançarem.

“Os estereótipos continuam a ser uma realidade permanente na nossa sociedade e são altamente limitadores, porque rotulam e incitam mulheres e homens a desempenhar diferentes profissões. Acresce aqui a inequívoca sub-representatividade de mulheres em cargos de direção e em algumas profissões que são tipicamente percecionadas como ‘profissões para homens’. Foi precisamente por isto que achei que era importante trazer o modelo da associação para Portugal. Temos o compromisso de dar referências femininas às raparigas e contribuir para a existência de uma maior diversidade e equidade nas próximas gerações”, explica Joana Frias Costa, presidente da Inspiring Girls Portugal.

Colocar jovens raparigas em contacto com mulheres de referência é o primeiro passo para quebrar estereótipos e mostrar-lhes as várias formas de poderem participar, influenciar e contribuir para a sociedade. Este trabalho é feito através de sessões em escolas, nas quais participam voluntárias da associação, com os mais diversos percursos pessoais e profissionais. Durante estas sessões, estas voluntárias têm oportunidade de partilhar as suas próprias histórias, inspirando as raparigas a lutar pelos seus sonhos e aspirações. “Não queremos influenciar escolhas ou preferências por nenhum setor em particular, o que queremos realmente é mostrar que as saídas e opções profissionais são inúmeras, assim como os percursos e escolhas de vida, independentemente do género. E todas estão ao alcance de qualquer uma. Basta querer e trabalhar para isso!”, clarifica a presidente da Inspiring Girls Portugal

A Inspiring Girls conta com uma rede de voluntárias, escolas e parceiros. As voluntárias têm como principal papel serem oradoras em sessões nas escolas, onde têm oportunidade de partilhar as suas próprias histórias, inspirando as alunas a lutar pelos seus sonhos e aspirações. Espera-se que cada voluntária dedique 1 hora do seu tempo por ano ao projeto. As escolas podem contactar a Inspiring Girls para organizar uma sessão com voluntárias. A associação organiza vários tipos de sessões, como conversas inspiracionais ou speed networking e ainda projetos especiais, como workshops temáticos, adaptados às necessidades de cada escola. As sessões podem ser desenvolvidas em qualquer ponto do país. Os parceiros da Inspiring Girls podem ser empresas ou organizações que pretendam apoiar a associação de forma financeira ou institucional. A Inspiring Girls trabalha em conjunto com estas entidades para desenvolver ações específicas de acordo com cada setor profissional e com os objetivos de cada entidade.

Tendo sido fundada em outubro de 2021, a Inspiring Girls já alcançou mais de150 estudantes e conta já com mais de 100 voluntárias, profissionais nas mais diversificadas áreas, como comunicação, engenharia, saúde, arte, marketing, jornalismo, tecnologia, política, direito, e forças armadas, entre outras. A associação já realizou três sessões e tem previstas mais 15 até ao mês de abril.

Atualmente, a Inspiring Girls tem como parceiros institucionais a Câmara Municipal de Almada e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Parceiros Premium
Parceiros