Inês Sá tem 22 anos, é natural de Mirandela, e está a terminar o 2.º ano da licenciatura em Gestão, na Faculdade de Economia. É a nova ‘CEO for One Month’ que irá fazer ‘sombra’ à country manager da Adecco Portugal, Alexandra Andrade, durante quatro semanas. “À segunda foi de vez!”, afirma a jovem que se candidatou pela segunda vez ao Programa Internacional do grupo Adecco. Perseverança, motivação e vontade de aprender não faltam à Inês, que tem elevadas expetativas para este estágio único: “pôr em prática as hard skills que tenho vindo a aprender na licenciatura e as soft skills que tenho desenvolvido ao longo dos anos nas diferentes organizações e projetos em que participei. Poderei ainda conhecer os “CEO for one month” dos mais diversos países, criando assim uma network internacional, certamente muito valiosa para o meu crescimento e futuro”.
Num contexto em que se fala de pleno emprego técnico em que é evidente a escassez de talento, a verdade é que a taxa de desemprego jovem continua a ser acentuada face à média nacional, tendo-se situado em 6,6% em 2021. A pandemia foi mais severa para os jovens que se depararam com um mundo em profunda mudança e privados das normais ferramentas de acesso ao mercado de trabalho.
A Adecco entende que é crucial criar estratégias alternativas para integrar esta faixa etária num mercado de trabalho em profunda mudança, onde se desenham muitos e novos desafios com a aceleração do digital: é importante incentivar os jovens a serem empreendedores e a adquirirem competências para serem capazes de assumir as rédeas do seu futuro de forma a estarem integrados independentemente das mudanças que se anunciem ou na eventual reversão do atual contexto de pleno emprego. No futuro próximo ou a prazo, o cenário da dificuldade em encontrar trabalho pode tornar-se novamente uma realidade à luz das alterações conjunturais sociais, culturais e económicas
Torna-se crucial contar com as empresas e os seus líderes no apoio ao desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora dos jovens por meio da educação não formal e da criação de programas que ajudem a desenvolver competências operacionais, como a literacia digital, a perspicácia empresarial geral, a autoconfiança, a comunicação e a capacidade de resolução de problemas. É neste contexto que surge o programa internacional do Grupo Adecco ‘CEO for One Month’, que proporciona uma experiência enriquecedora aos jovens recém-licenciados, ou que se encontram na reta final da sua formação superior, que procuram o primeiro contacto com o mercado de trabalho.
A iniciativa pretende munir os jovens de valências cruciais para a formação profissional e insights importantes para a compreensão da componente operacional e organizacional da empresa. Na sua essência, o objetivo é proporcionar aos jovens a possibilidade de desenvolver e experienciar o seu potencial de liderança, de aprender o que é preciso fazer para ser bem-sucedido como líder de negócios e de adquirir competências e experiências necessárias para iniciar uma carreira de liderança.
Num programa que é exigente, com várias fases, locais e internacionais, que consistem em desafios quer em termos de desenvolvimento de trabalhos, de exposição e demonstração do que é precisamente a aprendizagem diária, Inês Sá, como ‘CEO for One Month’, passará um mês integrada na Adecco Portugal, onde conhecerá de forma prática (e real) quer a dinâmica de uma grande empresa, dos seus departamentos e colaboradores, e todos os seus desafios diários. Visitará as várias sucursais e lojas de Norte a Sul e conhecerá a realidade das unidades de negócio.
Após este período em que também são desenvolvidos desafios internacionais, e se for escolhida para o ranking dos 10 melhores do mundo, Inês irá participar num Bootcamp internacional com o Top10 internacional: nesta ocasião apenas um será escolhido para acompanhar durante o mesmo período o CEO Global do Grupo Adecco.
De acordo com Alexandra Andrade, country manager da Adecco Portugal, “este programa tem ajudado efetivamente os jovens portugueses que nele participam a prosperarem nas suas carreiras e na sua vida profissional, a aumentar a sua confiança e capacidade de exposição e argumentação, oferecendo-lhes aprendizagem baseada em experiência. Exemplo disto é que muitos candidatos se juntam a nós e também aos nossos clientes, em funções permanentes, depois de terminado o programa ‘CEO for One Month’”.
Em 2021, a edição ‘CEO for One Month’ contou com 147 mil inscrições em todo o mundo. No final, mais de 40 candidatos tiveram a oportunidade de acompanhar a liderança do Grupo Adecco no seu país. Quanto aos candidatos que ficam de fora, mesmo não vencendo, são vários os que acabam por integrar o Grupo Adecco ou algum dos seus clientes.