“Imagine” um livro nascido durante o confinamento

“Imagine” é um livro que nasce da partilha de testemunhos online entre amigos e clientes da Mercer Portugal sobre como foi vivida a pandemia, o que mudou e moldou a nossa vida, assim como a nossa forma de trabalhar. O livro reúne 28 testemunhos de profissionais das áreas de RH, Marketing e Direção de empresas. 

Imagine nasceu de conversas de Zoom durante o primeiro confinamento para controlo da pandemia de COVID-19.

A Mercer Portugal acaba de lançar o livro Imagine: Relatos de um tempo estranho, atípico e extraordinário., uma obra inspirada em conversas virtuais, por Zoom, que serviram de partilha entre amigos e clientes da Mercer nas noites em que Portugal enfrentou o primeiro confinamento obrigatório, no início da pandemia de COVID-19. 

Remontando a março de 2020, data em que foi decretado o confinamento obrigatório e que marcou a primeira onda da pandemia de COVID-19 em Portugal, as casas transformaram-se em escritórios, as solicitações de trabalho “trocaram-nos as voltas” com reuniões às horas mais absurdas e as multitarefas tornaram-se uma rotina: dar uma explicação, fazer o almoço, enviar um e-mail e assistir a uma Zoom call ou a uma reunião por Teams, tudo podia ser feito ao mesmo tempo no mesmo local. 

No meio de um mundo totalmente novo para todos e já estabilizados nas novas rotinas, a Mercer percebeu que faltavam momentos de partilha e que se conseguisse dar resposta a algumas questões que foram surgindo, como por exemplo saber o que outros estavam a fazer face ao novo contexto, aprender com os sucessos e fracassos dos outros ou, pura e simplesmente, saber se estavam bem, pessoal e profissionalmente, física e psicologicamente. Neste contexto, reuniu conjuntos de 5 a 7 pessoas para, em tom informal e descontraído, falarem sobre si e as suas experiências. A este formato de conversas descontraídas, acompanhadas de um copo de vinho, chamou “Conversas às 5 para as 10 da noite”. 

A necessidade de deixar por escrito todas estas partilhas foi ganhando forma até chegar ao formato de livro, a que se deu o nome de “Imagine”. Este livro conta com a participação de várias personalidades de diferentes empresas, onde cada autor conta a sua história na primeira pessoa. 

Desta obra, fazem parte integrante os testemunhos de: 

Diogo Alarcão – CEO da Mercer Portugal
Alexandra Sequeira de Carvalho – Diretora de RH da Sport TV (até novembro de 2020)
Ana Guimarães – Diretora de RH da Hovione
Catarina Horta – Diretora de Capital Humano do Novo Banco
Catarina Tendeiro – People & Organization Director do Grupo Ageas Portugal
Clara Trindade – Diretora de RH da L’Oréal
Cláudia Monteiro – Assessora da Administração RH da RAR
Cristina Campos – Country President and Pharma General Manager da Novartis
Hélder Neves – Group CFO da SIBS
Paula Ferreira Borges – Managing Director da SRS
Isabel Moisés – Group HR Executive Director da SECIL
Isabel Viegas – Docente da Católica Lisbon Business School
Joana Queiroz Ribeiro – People and Organization da Fidelidade
Luis Filipe Monteiro – Head of Corporate HR and Sustainability da Mota Engil
Luis Wissmann – Diretor de RH da José de Mello
Margarida Manaia – Diretora de Recursos Humanos do Pingo Doce, Grupo Jerónimo Martins
Nuno Ferreira Morgado – Sócio e Coordenador Laboral da PLMJ
Paula Carneiro – Corporate HR Director da EDP
Paulo Pisano – Membro da Comissão Executiva da Booking
Pedro Serra – CEO da EURO M
Ricardo Aguiar – Senior HR Consultant da Mercer Portugal
Sara Eusébio Fonseca – Head of HR do Santander
Teresa Cópio – Diretora de RH do Dom Pedro
Teresa Nascimento – Vice President da People Defined Crowd
Tiago Brandão – R&D and Innovation Director da The Brothers Company
Tiago Pimentel – Head of Marketing and Communications da Mercer Portugal
Vanda Jesus – Diretora Executiva Estrutura de Missão Portugal Digital
Verónica Soares Franco – Membro da Comissão Executiva do Pestana Hotel Group 

O livro “Imagine: Relatos de um tempo estranho, atípico e extraordinário” pode ser adquirido online aqui. Parte das receitas revertem para a Rede de Emergência Alimentar, criada para apoiar as famílias mais impactadas pela pandemia.

Parceiros Premium
Parceiros