Eleita pela revista Forbes como a terceira mulher mais poderosa do mundo em 2015, Melinda Gates está empenhada em ajudar outras mulheres em posições menos privilegiadas a ultrapassar os obstáculos com que estas se deparam, um pouco por todo o mundo. Durante a sua intervenção na Conferência “Women Deliver” das Nações Unidas, que decorreu de 16 a 19 de maio, em Copenhaga, a cofundadora e copresidente da Fundação Bill & Melinda Gates anunciou que esta instituição filantrópica irá investir 80 milhões de dólares, ao longo dos próximos três anos, num programa para financiar projetos de investigação e de recolha de dados, que ajudem a identificar qual o real peso das mulheres na sociedade e as barreiras que as impedem de atingir o seu potencial.
Igualdade de género na Agenda 2030
Procurando ir ao encontro da Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que coloca a igualdade de género como uma das metas prioritárias a alcançar até 2030, esta iniciativa da Fundação Bill & Melinda Gates visa colmatar a falta de informação exaustiva, fidedigna e atual sobre o papel e as condições das mulheres, sobretudo em países em vias de desenvolvimento. Isto porque, como argumentou Melinda Gates, “não podemos eliminar o fosso entre géneros sem que primeiro tenhamos encerrado o fosso no que concerne aos dados”. “Se a defesa das mulheres consiste em dar voz àquelas que não a têm, reunir e analisar este tipo de dados consiste em tornar visível o invisível.”, acrescentou ainda.
Os fundos doados pela Fundação Bill & Melinda Gates destinar-se-ão a apoiar centros de estatística nacionais, encarregues de levar a cabo inquéritos que permitam aferir, entre outros aspetos: quanto tempo as mulheres ocupam com trabalho não remunerado e como é que isso afeta as suas oportunidades e escolhas de vida, nomeadamente no que diz respeito a completar os estudos, trabalhar fora de casa ou lançar os seus próprios negócios; quem são os reais proprietários de bens tais como propriedades, imóveis ou créditos; ou de onde vem e que tipo de violência de género é exercida sobre as mulheres. Ao contribuir para a recolha destes dados, o programa implementado pela Fundação Bill & Melinda Gates pretende ainda dotar as instâncias decisoras de cada país com informação clara sobre que tipo de medidas é necessário implementar para promover a igualdade de género.