Executiva Monday Boost com… Madalena Tomé

Madalena Tomé é CEO da SIBS, empresa de serviços de pagamento e gestora da rede Multibanco. Saiba como se atualiza logo de manhã, que programas de rádio ouve e quais os seus sites favoritos.

Madalena Tomé é CEO da SIBS.

Formada em Matemática Aplicada pelo ISEG, Madalena Tomé iniciou a carreira na Andersen, empresa que mais tarde integrou a Deloitte, de onde transitou para a McKinsey. Na consultoria teve oportunidade de aprender muito, e rapidamente, e de ter exposição a um conjunto muito alargado de setores e de áreas, mas a vontade de “colocar as mãos na massa” levou-a a trocar a consultoria pela área industrial, ingressando na Portugal Telecom. Na empresa de telecomunicações conseguiu fazer a convergência da oferta de pacotes com serviços fixos e móveis, que na altura foi um verdadeiro desafio. Desde 2015 é CEO da SIBS, a empresa que há 35 anos lançou o Multibanco, e onde Madalena Tomé deixou a primeira marca com o MB WAY e quer continuar a inovar de forma a que cada vez menos precisemos da carteira, e até de cartões, para fazer pagamentos.

Saiba como se atualiza logo de manhã, que programas de rádio ouve e quais os seus sites favoritos.

 

Como se atualiza logo de manhã?

Por norma estou sempre ligada, no meu tablet e o meu smartphone, para me manter atualizada sobre as notícias do dia, sobretudo de âmbito económico e político. Logo ao acordar vejo os principais destaques e as manchetes dos jornais e procuro ter tempo para ler o restante da notícia assim que possível. Gosto de ouvir rádio, pelo que vou ouvindo as notícias enquanto conduzo para o trabalho, que intercalo com os primeiros telefonemas do dia.

 

A estação/programa de rádio que ouve?

De manhã opto por estações informativas, como sejam a TSF, a Rádio Observador ou a Antena 1. Dependendo do horário em que estou “em trânsito”, tento ouvir o “Negócios e Empresas” na TSF ou “Direto ao Assunto” na Rádio Observador. Ao final do dia, no regresso a casa, e ao fim de semana ou em viagem opto por estações de música. A M80 é a que acabo por ouvir mais, pela seleção de música e por ter menos pausas.

 

As newsletter que subscreve?

Subscrevo várias e de vários tipos. Desde logo as newsletters de atualidade nacionais (como a do Expresso, a do Observador, a do Eco e a do Público) e internacionais (como a da Bloomberg e a do Financial Times). Subscrevo também várias newsletters especializadas, em gestão, marketing, pagamentos e tecnologia. Algumas referências: McKinsey, Finextra, ThePaypers, Statista, HBR, FintechFT, Bloomberg Technology, The Hustle, Inside Outside, entre outras.

 

Os podcast que não perde?

Não é um hábito regular. Prefiro ler.

 

A app que não dispensa?

MB WAY. É sem dúvida uma das apps que trouxe mais conveniência ao meu dia-a-dia. Seja nas compras online, nas transferências pontuais ou recorrentes para outras pessoas, seja nas compras em loja. Uso o MB WAY para quase tudo, e só com o telemóvel, que é algo que tenho sempre à (na) mão. O MB WAY permite-me poupar tempo para o que é mais importante.

 

O livro que está a ler?

“As Nove Magníficas”, de Helena Sacadura Cabral. Este é um livro que combina dois temas sobre os quais tenho crescente interesse. Factos históricos, neste caso da História de Portugal, e a perspetiva sobre o contributo feminino, indiscutível e determinante desde sempre, mas muitas vezes silencioso e esquecido. Este livro destaca uma figura feminina de referência por cada cem anos, desde a fundação da nacionalidade até ao fim do século passado. Escrito sobre factos históricos, apresenta a interpretação própria de alguém que é também uma mulher inspiradora. Recomendo.

 

A banda sonora para energizar?

Depende muito dos dias e do mood. Quando preciso de uma banda sonora para energizar recorro normalmente às minhas bandas ou cantores de eleição. Nesta última semana tive o “Unthought known” dos Pearl Jam / Eddie Vedder e o “Dancing in the Dark” do Bruce Springsteen em heavy rotation.

 

O restaurante para negócios que recomenda?

Um restaurante com esplanada e um bom serviço. Felizmente há vários em Lisboa. Depende da localização, em função do que for mais conveniente para os participantes. Tento reduzir o tempo das deslocações.

 

Leia mais sobre Madalena Tomé aqui.

Parceiros Premium
Parceiros