Porque deve dar mais atenção ao marketing digital

Hoje não há como fugir a ele. O segredo é usá-lo da forma mais inteligente para a sua empresa. Mariana Alves, marketing & sales manager na Make it Digital, explica como.

O Marketing Digital é uma potente ferramenta para comunicar dentro e fora da empresa.

O marketing digital segue um dos princípios do marketing tradicional, a criação de valor para todos os stakeholders. Mas no ambiente digital é possível explorar novos modelos para alcançar esse objetivo, que é comum a todas as empresas.

A maior vantagem que o marketing digital trouxe para muitas empresas é que, pela primeira vez, estão verdadeiramente a ter em consideração a opinião dos clientes, devido à grande exposição que o mundo digital lhes traz. É preciso perceber que um cliente que manifesta a sua opinião, mesmo que negativa, provavelmente é um cliente interessado, e isso deve ser encarado como uma oportunidade para as empresas.

Obviamente, que o marketing digital tem causado mais impacto nas organizações, nomeadamente no que diz respeito aos investimentos, à obtenção de financiamento, à criação de novos modelos de negócio, aos processos de recrutamento e identificação de talentos, ou simplesmente à forma como se trabalha internamente e à percepção na mente do público-alvo.

Para estabelecer uma boa estratégia de marketing digital é necessário ter em consideração como esta potente ferramenta poderá funcionar interna e externamente. Internamente, permite criar um espaço de partilha, com o intuito de aumentar a proximidade entre equipas, estreitar o relacionamento entre colaboradores, incentivar a partilha de conhecimento, bem como manter as equipas informadas e alinhadas com todos os elementos da identidade corporativa da empresa (missão, visão, valores, estratégia) essencial ao seu bom funcionamento. Esta aproximação irá traduzir-se num ambiente de proximidade e entreajuda que conduzirá ao cumprimento dos objectivos principais e financeiros das empresas. Tudo isto leva a que o conteúdo seja gerado pelas próprias pessoas e cada colaborador acaba por se tornar membro activo e participativo na evolução da empresa, o que levará ao aumento da sua motivação.

Já na vertente externa, são imensas as ferramentas de divulgação que permitem uma presença assídua e forte no mundo digital. É necessário trabalhar plataformas que nos permitem, em tempo real, atingir os mercados concorrentes, tanto nossos como dos nossos parceiros. No entanto, no mundo digital é necessário aliar a estas plataformas uma estratégia de análise diária aplicável a todos os parceiros. O centro desta análise tem como foco os resultados, essencialmente no retorno e não apenas no custo. Como forma de analisar este retorno são usadas ferramentas que disponibilizam informação em tempo real, o que permite uma análise minuciosa aos custos e ao retorno obtido diariamente através de inúmeros parâmetros.

Estes são alguns dos pontos a serem analisados e optimizados para obter melhores resultados quando se opta por fazer publicidade em Google Adwords:

  • Target: é possível fazer uma análise para perceber se estamos a atingir o público que pretendemos, as idades, localidades que nos são mais favoráveis. Esta constante segmentação permite verificar, por exemplo, quais as localizações dos públicos-alvo que trazem mais conversões numa determinada campanha.
  • Conversões: para uma análise mais coerente deve verificar-se se houve aumento ou diminuição de conversões e aumento da taxa de rejeição (bounce rate).
  • Páginas visitadas: Também se deve ter em conta se o número de páginas por visita está a aumentar nas páginas do website que queremos, porque por exemplo, um número elevado de páginas por visita na zona de suporte indica que as pessoas não estão a encontrar o que procuram.
  • Orçamento: deve ser estabelecido inicialmente, quando for criada a estratégia de marketing digital a ser aplicada, o budget mensal da empresa para publicidade. Esse budget terá de ser controlado diariamente para não haver surpresas no fim do mês.

É fundamental garantir um parceiro que lhe forneça esta análise diária, para que consiga atingir o principal objectivo da sua empresa, a criação de valor.

Mariana Alves, marketing & sales manager na Make it Digital

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