Se viaja muito, sobretudo em negócios, conhece bem os efeitos do jet lag: fadiga, sonolência, perda de apetite, dificuldade em se concentrar, ansiedade, dores de cabeça… São os sinais do esforço que o seu organismo faz para se adaptar a uma quebra na rotina. E quanto maior for a diferença horária, maior é a necessidade de adaptação.
É certo que não há uma estratégia perfeita para acabar com o jet lag, nem sequer é realista assumir que conseguirá adaptar-se de imediato a um novo fuso horário, mas existem algumas técnicas que a ajudarão a ter um melhor desempenho nos seus compromissos além-fronteiras.
Ajuste previamente os seus horários
Enquanto ainda está no fuso horário do seu país, aproveite para fazer pequenos ajustes nas horas uns dias antes da viagem. Se for viajar para este, por exemplo, comece a deitar-se mais tarde; o contrário, se for na direção oposta.
Programe a viagem para chegar um dia antes
O seu organismo demora, geralmente, um a dois dias para se adaptar. Se tiver reuniões agendadas, tente chegar um dia antes, para estar em forma para os seus compromissos no dia seguinte.
Evite a cafeína de noite
Se prevê chegar ao destino de noite, evite ingerir bebidas com cafeína, como o café, “colas” e bebidas energéticas, porque afetarão o seu sono. Em alternativa, beba muita água para se manter hidratada.
Tente marcar as reuniões para as horas em que tem mais energia. Lembre-se que uma reunião às 17h em Nova Iorque equivale às 22h em Portugal.
Acerte o relógio antes de chegar
Durante o voo, acerte a hora do seu relógio para o fuso horário do destino para, psicologicamente, ficar alinhada e começar a habituar-se.
Agende compromissos de acordo com o “seu” fuso horário
Imagine que vai para Nova Iorque, que tem uma diferença horária de menos cinco horas. Se o seu pico diário de energia é habitualmente às quatro da tarde, marque as reuniões mais importantes em Nova Iorque para as 11 horas locais. Evite marcar para muito tarde. Lembre-se que uma reunião em Nova Iorque às cinco da tarde corresponde às dez da noite em Portugal.
Faça exercício
Ainda dentro do avião, levante-se e caminhe pelo corredor para manter a circulação, o que a fará sentir-se melhor. Já no destino, faça exercício (caminhada, corrida,…) para libertar endorfinas e alongar os músculos após muitas horas de voo.
Adote as rotinas do destino
Faça as três refeições principais de acordo com as horas locais e esforce-se por ter uma boa noite de sono. Claro que deverá ter em conta a duração da sua estadia. Se ficar apenas dois, ou três dias, o melhor é fazer apenas alguns ajustes necessários para estar em forma em todos os compromissos.