A CIP – Confederação Empresarial de Portugal lançou hoje o Projeto Promova, um programa de formação executiva dirigido a mulheres, com o qual pretende fomentar a promoção de talentos femininos com potencial de liderança a funções de gestão de topo nas empresas.
Com o Promova a CIP pretende contribuir para aumentar a presença de mulheres na atividade empresarial portuguesa, em cargos de alta direção, porque acredita que ao fazer isso, as empresas, e a sociedade em geral, beneficiarão da diversidade de perspetivas na tomada de decisões estratégicas das empresas.
“As empresas e os seus líderes estão cada vez mais cientes de que a diversidade gera inovação e criatividade, vantagens competitivas vitais ao seu crescimento”, António Saraiva, presidente da CIP.
“A CIP há muito que defende a necessidade de encontrar novas abordagens para promover de forma mais eficaz a cultura da igualdade de género nas empresas. As empresas e os seus líderes estão cada vez mais cientes de que a diversidade gera inovação e criatividade, vantagens competitivas vitais ao seu crescimento”, afirmou António Saraiva, presidente da CIP, no lançamento do Promova, assumindo, “Não o fazemos por ser politicamente correto ou por objetivos legalmente impostos, mas porque esta promoção gera vantagens competitivas, assumindo-se como uma contribuição decisiva para a concretização plena do potencial das organizações”.
Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, destacou o longo caminho já percorrido pelas empresas cotadas, fruto das leis produzidas em 2017 e 2018, não obstante Portugal ficar ainda aquém dos 33% na tomada de decisão económica por parte de mulheres. “Sabemos que não basta o aumento numérico de mulheres nos cargos de decisão. (…) A pesquisa tem indicado que são fundamentais medidas que evitem o efeito “saia dourada”, servindo a uma apenas aparente demonstração de igualdade, apenas representando uma categoria diferente num “clube de homens”, um símbolo e não uma verdadeira transformação das organizações”, nota a responsável do Governo. “Por isso a visibilidade que a CIP está a da a esta problemática é tão fundamental, através do projeto que hoje apresenta”.
“Estamos a caminhar para um mundo onde o importante será pensar, gerir, inovar, de cima a baixo, o que significa que as organizações têm de ser fundamentalmente diferentes. O importante será o talento e a capacidade de alavancar a diversidade”, Daniel Traça, dean da Nova SBE
O programa inclui uma componente formativa, desenhada em parceria com a Nova SBE, uma componente de coaching personalizado e mentoria cruzada. Cada participante terá o seu próprio mentor, que terá de ser um alto executivo de uma empresa que não a sua.
Daniel Traça, diretor da Nova SBE, destaca o atual momento de transformação no setor produtivo: “Vivemos num mundo onde o que era importante era fazer. Mas as máquinas vão fazer. Estamos a caminhar para um mundo onde o importante será pensar, gerir, inovar, de cima a baixo, o que significa que as organizações têm de ser fundamentalmente diferentes. Qualquer empresa que não repense a sua estrutura hierárquica não vai singrar. Vai ser necessário liderar de maneira diferente e isso implica soluções novas, alianças diversas e o envolvimento das pessoas. O importante será o talento e a capacidade de alavancar a diversidade”.
O Projeto Promova foi desenvolvido no âmbito de um Projeto Pré-Definido (PDP) do Programa “Conciliação e Igualdade de Género” gerido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e financiado pelos EEA Grants.
Os objetivos
Identificar e desenvolver talentos femininos com potencial de liderança, com o objetivo de fomentar a sua promoção a funções de gestão de topo das empresas, contribuindo desse modo para diminuir o gap da igualdade de género. Como?
. Fomentando o acesso das mulheres, enquanto profissionais altamente qualificadas, a posições de decisão em organizações privadas;
. Reforçando os conhecimentos, as ferramentas e as competências das participantes, ajudando-as a tornarem-se líderes inspiradoras, capazes de fomentar a mudança e inovação nas suas organizações e também nas suas próprias carreiras;
. Construindo redes que possibilitem relações entre participantes, especialistas e oradores convidados;
. Desenvolvendo um plano individual que vise o alcance das metas profissionais pretendidas e que incentive a ascensão a funções de direção e administração;
. Sensibilizando as empresas para as vantagens, nomeadamente para a sua competitividade, de promoverem um maior equilíbrio de género na gestão de topo das empresas;
. Consciencializando empresas, pessoas e a sociedade em geral para a temática da “Conciliação e Igualdade de Género”, de modo a superar barreiras culturais, que ainda existem, no acesso a posições e funções de gestão de topo nas organizações.
A quem se dirige
Qualquer empresa sensibilizada para a promoção da igualdade de género no local de trabalho e mulheres executivas interessadas no projeto desde que tenham o apoio da empresa onde trabalham.
Requisitos mínimos das candidatas
. Licenciatura ou nível de estudos superiores equiparável
. Experiência profissional mínima de 15 anos
. Exercer um cargo de responsabilidade à data atual
. Nível de Inglês (B2) (no caso de não poder apresentar certificado terá de fazer um teste de Inglês na Universidade Nova SBE)
. Apresentar uma carta de apoio da empresa onde trabalha
Outros fatores que influenciam positivamente a candidatura:
. Nível do mentor proposto
. Outros certificados e diplomas
. Idiomas
. Tipo de experiência profissional (Número de funcionários que gere; nível de responsabilidade; posição hierárquica na empresa, etc.)
. Projeção profissional
. Experiência internacional
O que distingue o Projeto Promova
Coaching
As sessões de coaching dividem-se em três grandes momentos:
. Antes do início do programa formativo, focadas no processo de auto conhecimento para clarificação da identidade e reflexão sobre a marca pessoal. É o primeiro passo do plano de desenvolvimento individual.
. Entre módulos formativos, acompanhando o plano de desenvolvimento individual.
. Depois do último módulo, promovendo uma reflexão final sobre a experiência vivida ao longo do Programa, analisando os impactos e fazendo os necessários ajustes ao plano de desenvolvimento individual, preparando-o para a fase de mentoria.
Mentoria cruzada
A Mentoria cruzada é uma peça fundamental do Projeto Promova e que tem um duplo objetivo:
. Para a participante é uma oportunidade única de partilhar os seus projetos profissionais com um quadro da alta direção de outra empresa, que não a sua, num intercâmbio de experiências.
. Para os mentores é também uma oportunidade de partilhar conhecimento com a sua mentee e com outros mentores em relação a temas e experiências que a ambos enriquecerão.
. Cada participante indicará um mentor da sua empresa, o qual irá prestar mentoria a uma participante de outra empresa.
Atividades de networking
O projeto inclui vários eventos e reuniões profissionais em locais a agendar em Lisboa. Essas reuniões profissionais terão diferentes formatos, embora todas pretendam proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer e interagir com altos quadros executivos de empresas participantes e da comunidade empresarial em geral.
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