BNP Paribas Portugal traz movimento #JamaisSansElles para Portugal

O BNP Paribas é a primeira empresa em Portugal a associar-se ao movimento #JamaisSansElles, criado por um grupo de pessoas que se recusam a participar em painéis de discussão e debate nos quais não sejam incluídas mulheres.

O BNP Paribas é a primeira empresa em Portugal a associar-se ao movimento #JamaisSansElles.

A equipa do Top Management do BNP Paribas Portugal assina hoje a carta que estabelece os compromissos do movimento #JamaisSansElles, que atua a favor da igualdade de género em todos os âmbitos da sociedade e de um modelo de governo paritário.

Lançado em Paris, em 2016, o #JamaisSansElles é um movimento humanista, promovido por cerca de 1000 signatários homens e mulheres, empreendedores, humanistas, referências do mundo digital e dos meios de comunicação, bem como pessoas ligadas ao setor da educação e da política, que, habituados a participar em discussões públicas e eventos, se recusam agora a participar em painéis de discussão e debate nos quais não sejam incluídas mulheres.

O #JamaisSansElles está presente em 20 países, impactando, em média, mensalmente, cerca de 23 milhões de pessoas pelas diferentes ações do movimento. Já foram assumidos 630 mil compromissos nas redes sociais, tendo sido organizados 30 eventos pela organização.

“Em França, o BNP Paribas foi precursor ao associar-se ao #JamaisSansElles, pelo que, em Portugal, quisemos também marcar a nossa posição, na medida em que o tema da igualdade de género tem norteado a atuação do BNP Paribas há vários anos. Queremos sublinhar esta tomada de posição em Portugal e contribuir para uma sociedade mais sustentável, onde homens e mulheres tenham igualdade de oportunidades no decurso da carreira profissional”, refere Fabrice Segui, CEO do BNP Paribas em Portugal, instituição que está em Portugal desde 1985 e conta hoje com mais de 7100 colaboradores.

A assinatura dos princípios do movimento foi celebrada hoje, contando com a presença de Caroline Courtin, Global Head of Diversity & Inclusion, e Natacha Quester-Séméon, managing director e porta-voz do #JamaisSansElles, e Tatiana F. Salomon, Association President. “Somos a primeira empresa a assinar esta carta de compromissos em Portugal com o #JamaisSansElles, mas temos a expetativa que outras organizações o façam no futuro contribuindo para o alcance de um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela ONU, no horizonte 2030: a Igualdade de género”, refere Luciana Peres, Diretora de CSR e Diversidade e Inclusão do BNP Paribas.

Há mais de 15 anos que o Grupo BNP Paribas criou um Comité dedicado, composto por 40 diretores da área da Diversidade, com representação dos 68 países onde atua e de todas as linhas de negócio. Hoje, um terço dos membros do Comité Executivo e do G100 são mulheres, tendo o banco como meta chegar a uma representação de 40% de mulheres até 2025.

O BNP Paribas foi uma das primeiras empresas a assinar os Women Empowerment Principles (WEP)” em parceria com a campanha HeForShe da ONU, que promove a igualdade de género em todo o mundo mobilizando também para que homens trabalhem por esta causa.

 

Leia mais artigos sobre igualdade de género

Parceiros Premium
Parceiros