Nota introdutória

Nota introdutória

É com muita felicidade que respondo ao convite da Isabel Canha para colaborar com a Executiva, na comunicação com as suas leitoras e leitores, num espaço que aborda temas de Marketing Estratégico, que resolvemos intitular “Marketing Thoughts”.

Trata-se de um campo de reflexão para quem todos os que entendem o Marketing como uma área crucial da Gestão e da Estratégia. O seu principal foco consiste na abordagem a temas pertinentes das áreas de marketing e da gestão comercial, através de casos ou exemplos reais, que nos ajudem a perspectivar tendências e compreender melhor o mercado.

Tentarei que os temas aqui abordados tenham uma múltipla perspectiva e que possam preencher alguns dos seguintes requisitos:

  • temas actuais e pertinentes, isto é, importantes e relevantes para as leitoras do Marketing Thoughts
  • focalização no domínio empresarial, permitindo dar resposta a alguns problemas concretos das organizações, com especial incidência na área comercial e de marketing, numa perspectiva holística;
  • aplicabilidade e valor prático, permitindo que o seu conteúdo possa servir de reflexão/conselho aplicável em diversos contextos e contribua para uma análise mais cuidada e rigorosa do problema em estudo.

Nesta perspectiva, as leitoras e leitores da Marketing Thoughts estão, desde já, convidados para sugerir a abordagem de determinadas temáticas, que poderão ser consideradas em artigos posteriores. Todos são bem-vindos para participar de forma empenhada e construtiva.

Acerca do autor

Pedro Celeste é Doutorado em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade Complutense de Madrid, Diplomado pelo IESE Business School de Barcelona e por Kellogg School of Management de Chicago. Professor na Formação Avançada para Executivos da Católica Lisbon Business & Economics, onde coordena, entre outros, os programas de Executive Master in Management o Programa Avançado de Marketing para Executivos, Programa de Gestão de Vendas e Programa de Gestão em Marketing Digital. Director Geral da PC&A – Consultores de Marketing Estratégico. Integra o World Competitiveness Yearbook. Autor dos livros Estratégias de Marketing – Colectânea de Casos Portugueses, Comunica: Lecturas de Comunicacion Empresarial e 52 Métricas de Marketing e Vendas.