O segredo para ter uma vida plena é aprender a aproveitar o seu tempo ao máximo. Laura VanderKam, autora de vários livros que se debruçam sobre a gestão de tempo no feminino e produtividade, apresenta algumas estratégias que a podem ajudar.
Registe e analise a forma como utiliza o seu tempo
. Crie uma espécie de diário e anote as suas tarefas, profissionais e pessoais, e o tempo que elas lhe ocupam.
. Categorize nas suas anotações a forma como distribui o tempo: trabalho, sono, filhos, cônjuge / companheiro, amigos, cuidados pessoais, lazer e deslocações.
. Lembre-se: o fim de semana tem 48 horas, aproveite-as bem.
. Ao rever a sua agenda, anote as coisas que mais gosta de fazer. Pense onde quer gastar mais tempo e no que é para si importante e significativo.
. Celebre as coisas que estão a correr bem. Ao contrário do que se pensa, ao reverem as suas anotações muitas mulheres são agradavelmente surpreendidas quando se apercebem que estão a trabalhar um número de horas razoáveis e a dormir o suficiente.
Faça os seus próprios horários de trabalho
. Trabalhe por turnos. Isto pode significar sair do trabalho às 17h, passar a noite com a família e voltar a trabalhar depois das crianças irem dormir. Se não tem filhos, isto funciona também para os seus hobbies, exercício físico, etc. Assim vai poder ter mais espaço para a sua vida pessoal.
. Por vezes pode trabalhar remotamente. É verdade que tal não é possível em todas as profissões, mas cada vez há mais empresas que dão essa flexibilidade aos colaboradores. Se não conseguir fazê-lo, pode ao menos tentar evitar perder tempo nas horas de ponta: comece a trabalhar em casa e chegue mais tarde ao escritório, por exemplo.
. Cuidado com os empregos em part-time e o tempo que lhes dedica. Muitas vezes os trabalhadores a tempo parcial trabalham mais de 35 horas por semana. Isto é altamente prejudicial já que está a trabalhar mais horas e a receber menos. O ideal é ter um emprego em full-time com horários flexíveis.
Olhe para o futuro
. Crie uma lista de objetivos futuros e escreva já qual pretende que seja a sua avaliação de desempenho do próximo ano. Se sabemos onde queremos chegar é-nos mais fácil encontrar um caminho a percorrer.
. Esta lista pode incluir objetivos pessoais ou de trabalho, bem como projetos ou viagens que pretende realizar.
Dê-se a conhecer e mude a forma como é percecionada
. Isto significa investir tempo nas relações no trabalho. Por vezes, mesmo quando trabalha árdua e produtivamente pode parecer que as pessoas não têm a melhor impressão a seu respeito. O mais provável é que simplesmente não a conheçam.
. Vá a pelo menos três eventos por mês, o que significa apenas 10% das suas noites. Quanto mais tempo lhes der mais as pessoas vão confiar em si.
. Utilize as suas pausas para socializar. Aproveite a hora de almoço para partilhar uma refeição com os colegas.
. Tire mais partido das viagens de trabalho. Preencha-as com atividades sociais, reuniões extras, e aproveite para reunir-se com as pessoas individualmente. Quando está em conferências, certifique-se que está verdadeiramente a conectar-se com as pessoas que estão conhece.
Esteja presente em casa
. A vida familiar não deve ser descurada. Nem todos os minutos têm de ser planeados mas aproveitar o caminho para casa para pensar no que vai fazer quando chegar é mais construtivo do que chegar a casa e começar a despachar tarefas sem pensar primeiro nas prioridades.
. Planeie as suas atividades e tenha a certeza que está a passar o tempo em família da forma que quer. Por exemplo, se passar umas horas a ver televisão escolha um programa que possa ser partilhado com os restantes membros da família.
Utilize toda a ajuda que conseguir
. Usar os serviços de uma baby-sitter, de uma empregada doméstica ou aceitar a ajuda de familiares para tomar conta das crianças algumas vezes não significa que seja má mãe.
. Poder ser ajudada nas suas tarefas diárias vai permitir-lhe mais tempo em família, no trabalho e em atividades de lazer, o que a ajudará a relaxar.
Não desista
. Vão haver bons e maus momentos e o mais importante é saber analisá-los.
. Se teve um mau dia em que as coisas lhe fugiram do controle, se não dormiu o suficiente, se trabalhou horas a mais e descurou algo na sua vida pessoal – pare para pensar, analise o contexto e tente fazer melhor no dia a seguir. O mais importante mesmo é não desistir.