Já conhece aqueles truques clássicos para se obrigar a andar mais: estacionar o carro longe da empresa, sair uma estação de metro antes da sua, ou mesmo ir e vir a pé para o trabalho quando a distância do trajeto é aceitável e compatível com as suas rotinas. Todos os esforços são válidos para cuidar do seu bem estar. Mas o que lhe propomos hoje são algumas formas de conseguir incorporar uns passos extra no seu dia-a-dia sem que isso implique grande esforço. Fazer 10 mil passos por dia é um objetivo muito ambicioso para quem trabalha à secretária, mas há formas fáceis de tentar chegar o mais perto possível. Incorpore-as na sua rotina.
Faça os telefonemas a andar
Grave todos os números de que precisa no telemóvel e saia para o corredor ou para um espaço ao ar livre para fazer os seus telefonemas pessoais. Marcar consultas, pôr a conversa em dia com uma amiga, combinar o jantar com a empregada, ou discutir o destino das próximas mini-férias com o marido, são atividades que combinam perfeitamente com movimento.
Escolha o caminho mais longo
Encha a garrafa de água no reservatório do departamento do lado, use a casa de banho do fundo do corredor, não peça a ninguém que lhe traga as impressões, levante-se e vá buscá-las à impressora.
Mexa-se enquanto espera
Aproveite todas as oportunidades para se mexer. Caminhe enquanto escova os dentes. Dê uns passos de dança enquanto prepara o jantar. Vá ver as montras quando tem 12 pessoas à sua frente na loja da operadora de telecomunicações.
Evite elevadores e escadas rolantes
Cada segundo num elevador não acrescenta um passo à sua vida. Mas se optar pelas escadas e não ficar parada nos tapetes rolantes a sua contagem vai aumentar significativamente.
Caminhe ao almoço
Idealmente deveria almoçar longe da empresa para fazer uma boa caminhada de ida e volta diariamente. Mas se tal não faz sentido, e almoça regularmente na cantina ou no restaurante ao lado da porta, obrigue-se a dar uma volta de 30 minutos logo a seguir à refeição.