Maria Cristina Anahory e Bárbara Monteiro são formadas em Design pelo IADE e depois de um percurso profissional em empresas tão diferentes como a Havas, BAR, Float e UpPartner, no caso de Cristina, e a Touchgroup, Nutriventures e Santa Fé Orange, no caso de Bárbara, decidiram juntar o seu talento criativo. A Anahory & Monteiro é o seu projeto comum, que definem como uma creative room preparada para oferecer ao mercado ideias criativas, bonitas e diferentes.
Como surgiu a ideia de lançar este projeto?
Tudo começa precisamente aí: com uma ideia. A Anahory & Monteiro é, antes de mais nada, uma ideia. Com uma visão clara do que queremos para o futuro, trabalhar em ideias sem limites e com pessoas que nos inspiram. É essa integração de elementos que permite que esta creative room seja uma possibilidade. Ou, melhor dizendo, um desafio. O nosso, que nos move a fazer mais e melhor, e que queremos que mexa com todas as pessoas que se cruzem connosco, clientes ou parceiros. Acima de tudo, a Anahory & Monteiro é uma ideia de colaboração que acontece num espaço muito especial: este, onde nos juntamos.
Quais as principais questões que avaliaram antes de tomar a decisão?
As questões, perguntas, dúvidas, interrogações são algo que nos acompanha desde sempre. E estão para ficar. É por termos tantas que estamos constantemente a fazer um push criativo para entregar bons projetos, do início ao fim, num processo alimentado por todas as questões que são realmente pertinentes. Nesta decisão, acima de tudo, tivemos certezas: é o que queremos. Talvez a grande questão, até agora, tenha sido: porque não começámos antes? Ousámos responder.
O que vos fez acreditar que eram a dupla certa para este projeto?
Harmonia criativa. Empatia e entendimento. Entusiasmo por marcas, ideias e colaborações de qualidade. Mais que outra coisa, porque nenhuma outra dupla podia ser a Anahory & Monteiro.
Que aprendizagens trazem das vossas experiências anteriores ?
Tudo o que queremos e não queremos para um projeto em conjunto. E como somos duas personalidades com um aglomerado de modelos, figuras e perspetivas diferentes, isso dá-nos clareza para entender o que a Anahory & Monteiro pode e deve ser. Sendo esta uma área de pessoas, partindo de quem nos contacta, com quem colaboramos e, por fim, quem consome o que produzimos, a verdade é que fica muito claro que pretendemos criar relações criativas que nos inspirem. Este entendimento é a verdadeira aprendizagem e produto, que possibilita sinergias que vão ao encontro das ideias mais poderosas: as que criam impacto e geram tendências. Este somatório permite-nos criar uma nova experiência criativa.
O que trazem de diferente ao mercado?
Dizer que se é diferente, só por dizer, acaba por ser igual. A diferença começa aqui: só existe uma Maria Cristina Anahory e uma Bárbara Monteiro. E todas as pessoas com quem vamos colaborar vão adicionar um pedaço único de si, para criarmos ideias novas e entusiasmantes. Mais do que trazer para a mesa todas as projeções de como podemos ser diferentes, preferimos desafiar todos a fazer desigual: sem formatos. É daí que vem a verdadeira inovação: impulso criativo. O desafio está em sustentar a diferença: dare to stay.
Qual o projeto de sonho em que gostariam de participar?
Este mesmo. E é um privilégio! Poder construir o nosso sonho e colaborar com muitos outros que se encontrem neste creative room.