Uma das formas mais eficazes de manter o stresse e a ansiedade sob controlo é fazer exercício físico. Enquanto se exercita o seu organismo liberta endorfinas que provocam uma sensação imediata de bem-estar. Porém, quando não está ao seu alcance sair para fazer uma corrida ou uma caminhada, há alguns exercícios que também a acalmam.
- Feche bem os punhos, encolha a barriga, franza as sobrancelhas, abra a boca e diga ‘ahhhhhhh’. Descontraia-se, esteja sentada, em pé ou mesmo deitada.
- Belisque as sobrancelhas seis vezes, usando o polegar e o indicador.
- Gire os olhos no sentido horário. E depois faça o movimento inverso. A seguir abra e feche bem os olhos. Repita 10 vezes.
- Puxe as orelhas durante 10 a 15 segundos. Depois rode-as para a direita e esquerda. Só deve parar quando sentir que estão quentes.
- Use os dedos mindinho, do meio e o anular para massajar o rosto com movimentos circulares. Comece junto à orelha, mesmo no início do maxilar, e avance até ao queixo. Se encontrar zonas contraídas é sinal de que o stresse se esconde aí, logo reforce a massagem.
- Abra e feche a boca 10 vezes. Mexa os maxilares de um lado para o outro. Inspire, deitando a cabeça para traz e expire ao ir para a frente até tocar com o queixo no peito. Gire a cabeça para a direita e para a esquerda. Repita 6 vezes em cada sentido. Inspire quando o movimento for ascendente e expire ao voltar à posição inicial.
- Sacuda as mãos durante dois minutos com a força, a energia e a velocidade que desejar. Depois vá parando devagar.
A modalidade
Agora que já está mais calma e descontraída saiba que acabou de usar várias técnicas do yoga Sukshma para relaxar. São técnicas que se caracterizam por serem simples, rápidas e discretas. Ou seja, podem ser feitas em qualquer lugar e a qualquer hora para relaxar o corpo e acalmar a mente. Mas esta é uma alternativa para emergências, pois só a prática regular de ioga poderá contribuir para o seu bem estar físico e emocional de forma mais prolongada.
Exercícios físicos, respiratórios e de meditação vão ajudá-la a enfrentar melhor as pressões do dia-a-dia, o que melhorará a sua qualidade de vida. Mas como o Yoga não se aprende nos livros é fundamental receber orientação de um profissional que a guie nesta experiência, o que só conseguirá numa aula. Por isso, para colher estes benefícios, é fundamental que assuma consigo mesma o compromisso de integrar as aulas na sua agenda.