A agenda de
Fernanda Lamelas

Arquiteta e relações públicas de jóias como a Chaumet e a H. Stern, Fernanda tem surpreendido nos últimos tempos com a sua faceta de ilustradora. Os seus desenhos embelezam páginas de revistas, mas também o livro "Palácios e Casas Senhoriais de Portugal", recentemente lançado por Diana de Cadaval.

Fernanda Lamelas está indissociavelmente ligada às relações públicas de importantes marcas de jóias

Descobrir a última coleção de jóias da Chaumet, H. Stern, Mimi ou Mikimoto é sempre uma experiência, quando a sua apresentação está nas mãos de Fernanda Lamelas. Com formação em arquitetura e um gosto muito especial pela estética, a relações públicas destas marcas em Portugal cria um ambiente à altura da sofisticação e delicadeza das peças que pretende mostrar, transformando uma simples apresentação em momentos de verdadeiro requinte. 

7h15

O meu dia começa cedo, embora me custe sempre um bocadinho sair da cama… Só tenho que tratar de mim, já passou o tempo em que tinha três filhas para levantar, vestir, dar o pequeno-almoço, levar à escola. A mais nova, que já acabou os estudos e é jornalista, ainda vive em nossa casa. Tomo um pequeno almoço simples e saio sempre com a sensação de que me esqueci de alguma coisa.

7h45

É normalmente antes das 8h que saio de casa com o meu marido. Ele conduz sempre o carro e eu vou continuando a acordar lentamente…

Pertenço à comunidade UrbanSketcher. Desenho o que me rodeia, tentando contar através de imagens uma história.

8h15

Bebo café na Praça da Figueira, onde se fica o nosso escritório. O meu marido, António Moura, está ligado ao mundo dos relógios e das jóias. Foi através dele que estabeleci a ligação a esse setor e comecei a fazer, além da arquitetura mais ligada à construção de casas e edifícios, outro tipo de projetos, de arquitetura de interiores de joalharias, área onde sou especializada.

Fernanda tem vários cadernos repletos de desenhos.

Fernanda tem vários cadernos repletos de desenhos.

8h20

Ligo o computador, consulto a agenda, vejo os e-mails, apesar de hoje, com os telemóveis, estarmos sempre ligados a tudo via internet. Aproveito normalmente esta hora mais calma para pôr em dia o meu blog, onde publico regularmente os meus desenhos. Pertenço à comunidade internacional UrbanSketcher, que se poderá traduzir por “desenhos do quotidiano”. Desenho o que me rodeia: as pessoas, os ambientes, paisagens, edifícios, comidas, tentando captar o momento, contando através de imagens uma história. Esses desenhos são normalmente feitos em cadernos, com caneta de aparo e aguarelas.

9h00

Já estou a fazer outra coisa dentro do meu trabalho que é muito diversificado. Os meus dias nunca são iguais, são sempre diferentes, e mesmo quando já estão planeados por vezes há que mudar de agulha! Posso estar a trabalhar em arquitetura com a pressão de um prazo de entrega ou de uma reunião com um cliente, ou estar a trabalhar na área de Relações Públicas. Foi também por estar ligada ao mundo das jóias e dos relógios que faço, desde há vários anos (cerca de 15), o trabalho de Relações Públicas das marcas que o meu marido representa: Chaumet, H.Stern, Mimi, Mikimoto.

A aula de yoga com a professora Carla Penetra é fundamental para o meu equilíbrio e para repor as energias.

10h00

Terças e quintas saio rumo ao Alta da Faia em Telheiras, onde fica o meu ginásio de há mais de 25 anos, o Mega Craque. É o melhor ginásio de Lisboa, onde fiz amizades que mantenho ao longo dos anos, e também com os melhores professores. Faço a aula de Yoga com a minha querida Carla Penetra, uma fantástica professora com quem já fiz vários retiros de fim-de-semana. Esta é uma hora fundamental para o meu equilíbrio físico e mental e para me repor as energias.

12h00

De volta ao escritório a Sofia, minha assistente, espera-me para reunirmos, avaliarmos o trabalho em curso e prepararmos o da próxima semana. Isto não só ao nível da arquitetura, mas também ao nível de Relações Públicas. Eleuterio, uma marca de joalharia portuguesa com quem estamos a colaborar, vai fazer uma apresentação das suas novidades no Grémio Literário em Lisboa. Há que preparar o evento desde o convite, à lista de convidados da imprensa, o catering. Também o lado da apresentação está a nosso cargo: como se vai expor, iluminação, expositores, flores, etc.

13h00

Vario muito de local de almoço. Na Baixa gosto do Moma e do Moma Grill, que tem um ótimo peixe grelhado, ou o Churrasco, mesmo em frente ao Coliseu, destino também muito frequente para comer o melhor frango assado de Lisboa. Às vezes a Clara, a filha do meio, vem almoçar comigo. Uma vez por semana almoço mais tarde porque não posso perder a minha aula de Zumba!

Gosto muito de começar um trabalho novo de arquitetura. Partir do zero na procura de soluções que depois se vão encaixando como um puzzle.

14h30

Escritório, reuniões fora, depende, os meu dias nunca são iguais… Gosto muito de começar um trabalho novo de arquitetura. Partir do zero na procura de soluções que depois se vão encaixando como se de um puzzle se tratasse, até chegar à solução base que é trabalhada, moldada. Gosto muito de desenhar à mão nestas primeiras abordagens, e de exprimir as minhas ideias através desses desenhos. Sou muito visual, a estética e o seu oposto influenciam-me igualmente, positiva ou negativamente.

17h30

Às segundas-feiras saio para a minha aula semanal de Escrita Criativa com a Margarida Fonseca Santos. São duas horas de prazer, de aprendizagem, de partilha, com um pequeno grupo ao qual pertenço à cerca de quatro anos. Às vezes, face a certos exercícios (difíceis) pergunto: “Margarida, não quer antes que eu desenhe? Era mais fácil…”

18h30

Às terças é dia do meu voluntariado na ReFood de Santo António, na recolha dos desperdícios de comida em restaurantes para distribuir por famílias carenciadas. Estou agora também envolvida na angariação de novos voluntários, recursos, pois há imensa coisa ainda por fazer.

Gosto de me sentar, ver, tocar em tudo e desenhar. Perco a noção do tempo. Até porque gosto da noite, e de estar no meu silêncio.

20h00

Hora de jantar. Geralmente em casa, mas jantamos muitas vezes fora. Gostamos de conhecer o que há de novo, voltar onde gostamos de estar. O Boi-Cavalo em Alfama, é um dos novos restaurante de que gostamos mais. Estou ansiosa que abra o novo restaurante do Torel Palace, que vai ter a minha filha Ana à frente da cozinha. Por vezes a essa hora, se for sexta-feira, já estamos em Porto Covo a saborear um início de fim-de-semana!

22h00

Se estiver em casa aproveito para pequenas arrumações, há sempre coisas para organizar. Gosto de me sentar no meu estirador, no espaço que é o meu escritório, e onde tenho todo o meu material ligado às artes que fui colecionando ao longo de vários anos. Na Sociedade Nacional de Belas Artes fiz pintura, desenho, cor, nu. Guardo desenhos dessa época, quadros que tenho também espalhados pela casa, bem como tintas, pincéis, canetas e cadernos, muitos, adoro cadernos. Gosto de me sentar, ver, tocar em tudo e desenhar. Perco a noção do tempo. Até porque gosto da noite, e de estar no meu silêncio.

24h00

Ou às vezes mais tarde, é a hora de me deitar. Amanhã espera-me um novo dia!

Parceiros Premium
Parceiros