A Agenda de… Rita dos Santos Pacheco

Rita dos Santos Pacheco divide os seus dias entre a liderança da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF) e a direção executiva da APacheco.

Rita dos Santos Pacheco é diretora executiva da Pacheco e presidente da Associação Empresarial de Paços de Ferreira.

Rita dos Santos Pacheco é presidente da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF), entidade promotora da marca (e feira) Capital do Móvel, que assinala este ano 40 anos e que em 2023 bateu todos os recordes ao ultrapassar os 2 mil milhões de euros nas exportações. Paralelamente, é também diretora executiva da APacheco Furniture, desde o início de 2023, depois de nove anos como diretora financeira desta empresa fundada pelo pai. É mestre em Economia e Administração de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, fez o Programa Intensivo de Gestão na Católica Porto Business School, e o Programa de Alta Direção de Empresas na AESE Business School.

Antes de ingressar na empresa familiar, Rita dos Santos Pacheco passou pela direção da presidência do Parlamento Europeu, onde aprendeu grande parte da sua metodologia que hoje aplica no seu trabalho.

Com uma abordagem pragmática e orientada para resultados, a executiva combina a sua experiência com uma visão estratégica para impulsionar o crescimento empresarial e promover parcerias estratégicas.

Os seus dias nunca são iguais. Apesar da imprevisibilidade, mantém um compromisso firme com a sua agenda, garantindo a sua presença junto das equipas durante os horários de expediente. Rita dos Santos Pacheco equilibra o seu tempo com atividades desportivas e momentos com a sua família e amigos.

 

7h00  

Não há dois dias iguais na minha vida. Acordo sempre cedo, para que o dia seja o mais rentável possível, mais horas tivesse o dia mais arranjava para fazer. Procuro sempre dedicar a primeira hora da manhã à leitura de notícias. Este hábito permite-me manter-me atualizada sobre os acontecimentos globais e as tendências do mercado, essenciais para a função de liderança que ocupo. A leitura matinal é um momento de calma e que me prepara mentalmente para os desafios com que me deparo ao longo do dia.

8h00 

Pronta para um novo dia, olho para a minha agenda para me organizar e capacitar das inúmeras tarefas. Dirijo-me para o escritório, uma oportunidade para refletir sobre as prioridades e definir a estratégia do dia.

9h00

Ao chegar ao escritório, entre interações com os colaboradores e as reuniões com a equipa para discutir projetos em andamento e alinhar prioridades, procuro garantir que todos estão sincronizados e motivados. A APacheco e AEPF são organizações distintas, uma é uma entidade privada com objetivo de criação de valor, outra representa o interesse dos seus associados e do tecido empresarial na sua generalidade.

Enquanto na empresa familiar, fundada pelo meu pai há mais de 40 anos, e que, juntamente com o meu irmão, consegui construir uma segunda fábrica que é hoje a sede da empresa, tenho um papel mais ativo no plano estratégico e focado no departamento financeiro, na AEPF o meu papel é mais corporativo, representando-a nos vários assentos, seja das organizações detidas, seja nas comunidades em que estamos inseridos.

12h00

Valorizo muito esta pausa de almoço, um momento para recarregar energias e, muitas vezes, uma oportunidade para networking ou discussões informais com colegas e parceiros de negócios.

13h00 – 17h00

Entre reuniões e mais reuniões e tarefas operacionais, concentro-me no planeamento estratégico, em rever processos e nas “decisões importantes” da AEPF e da APacheco.

Sou extremamente exigente comigo, sempre que me proponho a um desafio, gosto de superá-lo com distinção e sinto uma imensa frustração quando não o consigo no imediato. Acredito que é com este foco que conseguirei fazer crescer a empresa familiar, proporcionando aos nossos colaboradores um ambiente que lhes permita um bom desenvolvimento pessoal e profissional, e simultaneamente, continuar a contribuir nesta luta pelo setor, pelo cluster e pela nossa região.

Este período é vital para avançar nos projetos e assegurar que os objetivos estão a ser cumpridos, sem descurar nenhuma das minhas atividades.

17h00

No final de um longo dia, planeio as atividades do dia seguinte. Só assim consigo antecipar desafios, definir prioridades e assegurar que a equipa está bem preparada para as tarefas futuras.

Tento sempre cumprir a agenda, por forma a estar perto das equipas nos horários de funcionamento habitual, e compensar diariamente com uma duas horas extra para dar resposta àquilo que acaba por ser suprimido por imprevistos de agenda.

20h00

Com a responsabilidade que a minha profissão acarreta, procuro dedicar parte do final da tarde a atividades desportivas para aliviar o stress e manter a energia. A chave está no equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Reconheço que nada se faz se não estivermos bem de saúde, quer fisicamente, quer mentalmente.

Desde criança que tenho hábitos de atleta e joguei voleibol. Atualmente, tenho treinos num estúdio que frequento regularmente e ainda pratico padel duas vezes por semana.

20h00 – 22h00

Chego a casa e sou recebida calorosamente pelo meu pequeno beagle, que me acompanha quase sempre. Sou uma apaixonada por animais!

Faço questão de desfrutar de momentos ao lado de amigos, da família e do meu cão. Esta abordagem equilibrada não só me mantém focada e produtiva no trabalho, como também proporciona a harmonia necessária para uma vida plena e satisfatória. Entre jantar, estar com amigos e a família o tempo passa rápido e logo são horas de ir descansar para estar fresca no dia seguinte.

 

Leia A Agenda de outras executivas.

Parceiros Premium
Parceiros