A Agenda de… Cíntia Mano

Cíntia Mano, CEO da COREangels, fundou um clube de leitura, é voluntária em vários programas de aceleração e em universidades e colégios, cultiva uma horta, cozinha, toca guitarra acústica, corre, faz yoga e meditação, e joga xadrez. Ufa! Conheça a sua rotina.

Cíntia Mano é CEo da COREangels.

Para Cíntia Mano todos os dias são diferentes: além de ser CEO da COREangels, continua a ser uma investidora anjo e também mentora de programas de aceleração de start-ups, tendo criado um programa de mentoria específico para empreendedoras. A COREangels é uma rede internacional de grupos profissionais de business angels, com sede em Portugal, que apoia o desenvolvimento de negócio de empresas e start-ups em todo o mundo, esperando alcançar, até ao final de 2024, mais 10 angels funds.

Paralelamente, Cintia Mano criou um clube de leitura com uma amiga, reunindo mensalmente mulheres de vários países, onde podemos encontrar livros de negócios, empreendedorismo, tecnologia e futuro. É voluntária em vários programas de aceleração e em universidades e colégios. Gosta de cultivar a sua pequena horta, tocar guitarra acústica e correr. Tem, ainda, um programa de mentoria gratuito para female founders, atendendo cerca de três founders por trimestre.

Desde 2012 que Cíntia Mano trabalha em regime híbrido, o que alterou substancialmente a sua agenda, dando-lha a possibilidade de conciliar melhor o trabalho com a vida familiar e gerir a sua rotina diária de exercícios, meditação e tarefas domésticas. Quando uma semana termina, planeia de imediato a semana seguinte, o que para si é libertador para gozar em pleno o seu fim de semana.

7h 00

Acordo sempre a esta hora para tomar o pequeno-almoço com os meus filhos. Como já são adolescentes e cada um tem os seus horários no colégio e atividades extracurriculares distintas, este foi o momento que encontrei para estar na sua companhia. Nesta nossa rotina apenas a quarta-feira é diferente, porque neste dia faço yoga.

7h 50

Depois de tomar vários suplementos para envelhecer melhor, levo a minha filha ao colégio. No carro, cantamos e conversamos: adoro este momento e tenho pena que a viagem seja tão curta. Às quartas-feiras volto para casa, tomo o pequeno-almoço com o meu marido e saio para o escritório. Nos restantes dias faço exercício e medito pela manhã. São práticas importantes, pois coloco em primeiro lugar a minha saúde física e mental e começo o dia sem dívidas comigo. Na verdade, dependendo da complexidade de cada semana, chego a quinta-feira ou sexta-feira tão cansada que não consigo seguir à risca a rotina de exercícios. Tento, embora nem sempre consiga, evitar o telemóvel até essa hora.

9h 30

Jogo três partidas de xadrez de três minutos para colocar a mente a funcionar. Verifico a minha agenda, que tem a minha semana completamente planeada, não só com reuniões, mas também, com momentos de foco, pendências e assuntos a tratar com a equipa. Também, por volta desta hora, aproveito alguns minutos para dedicar ao Linkedin, onde conheço muita gente interessante, aprendo e partilho um pouco do que faço e conheço.

13h 00

Trabalho a partir de casa quase todos os dias. Almoço com meu marido que trabalha 100% remoto, o que para mim é um luxo. Claro que cozinhar dá trabalho, mas sigo a metodologia de cozinha batch, que economiza muito tempo na preparação das refeições. Por vezes tiro uma folga da cozinha e almoçamos juntos perto de casa. Outras vezes tenho um almoço de trabalho ou um café em Lisboa. Quando é assim, tento aproveitar a deslocação para tratar de temas pendentes. Quando estou em Lisboa com a equipa aproveitamos para comer, conversar, descontrair e rir um pouco. Antes de voltar ao trabalho, aproveito para deixar o jantar preparado ou falar pelo WhatsApp com os meus pais, que estão no Brasil.

14h 30

Volto à agenda de reuniões e trabalho. Algumas reuniões exigem preparação, um comité de investimento, por exemplo, só é bem aproveitado se puder ler informação sobre a start-up antes e analisar o mercado em que atua. Esta preparação permite-me discutir com outros anjos, fazer perguntas aos empreendedores e formular uma decisão para votar se devemos ou não investir.

16h 00 

Faço um lanche rápido e volto ao trabalho. Todas as sextas-feiras, dedico este horário às mentorias com empreendedoras. Criei um programa gratuito de mentoria para empreendedoras em quatro sessões, onde fazemos um diagnóstico e trabalhamos alguns pontos de acordo com a sua fase do negócio. É um ótimo ponto de partida para trazer clareza aos problemas que vivem e oferecer referências e ferramentas e delinear os próximos passos. Escutar e também debater as suas ideias, pois a vida empreendedora é muito solitária. Nos restantes dias, o trabalho segue normalmente com as interações internas e externas e os diversos projetos que estamos a implementar na rede. Normalmente os nossos webinars acontecem a esta hora e são realizados pelos líderes dos nossos fundos. É sempre uma ótima oportunidade para aprender sobre investimentos em start-ups em diversas geografias e indústrias específicas.

18h 00

Esta é uma altura muito tranquila em minha casa, os meus filhos vão para os seus treinos e geralmente não tenho reuniões, o que me permite, por vezes, tirar meia hora para fazer uma refeição e ler um pouco. Pode ser um artigo sobre venture capital, tecnologia, educação, saúde, ou algum livro do clube de leitura. Eu e uma amiga também investidora-anjo iniciámos um clube de leitura com outras mulheres em diferentes países, com foco em livros sobre inovação, economia, tecnologia, sociedade, liderança o que me preenche bastante.

19h 30 

É a hora em que normalmente termino de trabalhar. Às vezes há uma ou outra pendência para falar por telefone, mas a esta hora, é para ser breve. Arrumo mais alguma coisa da casa, e vou preparar o jantar da família.

21h 00

Normalmente é quando consigo ficar em família. No entanto, atualmente, cada um tem o seu horário. Por vezes vejo algum filme ou um programa com meu marido e a minha filha, pois meu filho chega mais tarde do basquete. Nos dias do clube do livro, primeira segunda-feira de cada mês, encontramo-nos neste horário e é sempre muito bom. Falamos do livro do mês, tomamos um copo e marcamos a sessão seguinte.

23h 00

A esta hora estou exausta e durmo em menos de 5 minutos.

Leia sobre A Agenda de outras executivas.

Parceiros Premium
Parceiros