A agenda de Ana Barros

Ana Barros criou uma empresa nova em plena pandemia, a Martech Digital, dedicada ao marketing e comunicação para o mercado B2B. CEO de uma empresa, docente universitária e presidente de uma associação, a boa gestão de tempo é fundamental para conseguir chegar ao final do dia com o lema de “cansada, mas realizada”.

Ana Barros é fundadora e CEO da Martech Digital.

Ana Barros criou uma empresa nova em plena pandemia – a Martech Digital, dedicada ao marketing e comunicação para o mercado B2B. E em menos de um ano duplicou a equipa, criou novas áreas de negócio e alargou as suas metas. “Tudo isto sem medos? Não! Mas sempre com muita vontade de trabalhar, alegria, empenho, compromisso e o incondicional apoio da família e dos amigos.”

Para conseguir gerir a sua família (é casada e mãe de quatro filhos), as aulas, a Associação Casa Jardim do Sol, as empresas em Portugal e no Brasil e ainda sobrar tempo para os amigos, o dia começa bem cedo e acaba tarde.  A organização e gestão de tempo são peças fundamentais para conseguir chegar ao final do dia com o lema de “cansada, mas realizada”.

 

6h20

O despertador toca todos os dias à mesma hora. É frequentemente odiado, mas essencial para a rotina familiar. O dia de uma gestora começa com gestão e organização… de crianças, pequenos-almoços, sacos para as atividades, cão, pássaro, trânsito, agendas pessoais e profissionais. Um desafio diário!

8h00

Começa o dia de trabalho. Planeamento é essencial, porque senão alguma coisa vai ficar para trás. Entre agenda para o dia, emails para tratar, telefonemas para fazer, almoço de trabalho, atividades das pequenas, terapias à mistura, aulas e um avião para apanhar rumo ao Brasil, o dia promete ser longo.

9h00

A Martech Digital trabalha num modelo híbrido, entre teletrabalho e escritório. Hoje é dia de trabalho remoto, mas o contacto entre a equipa é permanente. É importante garantir uma união entre todos e a partilha de ideias. Incentivar a interação e a partilha de conhecimento, faz-nos entregar a melhor proposta e o melhor serviço ao cliente. Para mim as pessoas estão na base do sucesso de tudo, e como tal devem ter liberdade a autonomia nas suas áreas de atuação na empresa, pois só assim conseguem crescer pessoal e profissionalmente. Assim, a manhã começa com reuniões com as diferentes equipas (Marketing. Comercial, Customer Success, Financeiro ou RH) e pontos de situação de projetos e próximos passos.

9h30

De saída para um evento em Lisboa sobre Estratégias de Marketing Digital. Desta vez fui convidada para ser oradora, mas participo também frequentemente como moderadora. Os 19 anos de experiência em Tecnologia, Marketing e Comunicação permitiram-me assistir a toda a evolução do mercado ao longo destes últimos tempos – do analógico para o digital. É sempre um momento de grande satisfação a partilha de conhecimento e know-how acumulados ao longo destes anos. Como a Martech Digital tem um negócio exclusivamente direcionado para empresas que operam no mercado B2B, somos muitas vezes convidados a partilhar como são tão diferentes o marketing e a comunicação neste segmento, face ao B2C.

11h

O segredo de um dia produtivo passa por uma boa gestão de agenda. E nada melhor que conseguirmos aproveitar uma ida a Lisboa para conciliar uma passagem rápida pelo supermercado ou àquela padaria para ir buscar o pão para o pequeno-almoço das crianças no dia seguinte. Quando o dia tem menos horas que aquelas que precisamos, ficamos felizes com estas pequenas conquistas. E se pelo caminho, conciliarmos com um café com um potencial cliente, tanto melhor! Este contacto veio de referência de um cliente atual e não há melhor feedback de trabalho bem feito que uma recomendação. Este é um mercado altamente competitivo, agressivo e com vendas complexas. Eu diria até que o relacionamento e a confiança, fazem parte do sucesso e da gestão de negócios B2B. Pelo que estes momentos face to face para relacionamento com os clientes, são essenciais.

12h30

A hora de almoço deveria ser sagrada, mas nem sempre é. Hoje vai ser um misto de trabalho e almoço. Um almoço em frente ao portátil na companhia da minha equipa de Marketing e Vendas da agência do Brasil. Enquanto analisamos, ajustamos e definimos as estratégias, vou enchendo a barriguinha para a segunda parte do dia e assim ter força para continuar a cumprir a agenda.

14h30

Começa um webinar sobre Marketing e Comunicação e só pode correr bem. A longa experiência como docente de cursos, mestrados e pós-graduações em marketing e tecnologia, ajuda muitos nestas aventuras dos webinares, eventos e formações. Mas o nervosinho inicial está sempre presente. Onde é que está a parte do lazer? A equipa que vai estar a gerir os bastidores do webinar vai lá para casa e a paródia e boa disposição estão garantidas. Trabalhar a divertir-nos, é um dos nossos lemas.

16h20

Hora de passar o escritório para o carro, ir buscar as meninas às escola, deixá-las nas suas atividades de final de dia, terapias e afins, e dar um abraço extra apertado para acalmar as saudades que aí vêm. Aproveito também para resolver alguns assuntos na associação sem fins lucrativos da Casa Jardim do Sol onde sou presidente. É uma das minhas paixões. Gostava de ter mais tempo para projetos de responsabilidade social e ligados à educação e pedagogia waldorf. É uma das coisas que quero fazer bastante mais quando for “mais crescida”.

18h

Hora de vestir a personagem de docente. Hoje a aula é de 1h30. Dar aulas é gratificante. Não são só os alunos que aprendem comigo. Eu aprendo sempre mais! Gosto de aulas dinâmicas, de promover a troca de ideias, de fazer questões, provocar debates, da proximidade que se cria e da experiência que se partilha. Os alunos vêm com ideias diferentes, são de gerações diferentes, veem as coisas de outra forma. Esta troca rica é crucial para a nossa evolução pessoal e profissional e é o que permite a aproximação da academia com o mercado corporativo.

20h

A caminho do aeroporto e do Brasil. Por ter lá a minha outra agência de Marketing e Comunicação para o setor das Tecnologias – OUTMarketing Brasil – vou frequentemente ao outro lado do Atlântico. E sempre com muito prazer. É um país que adoro, com uma cultura que adoro. Esta viagem tem como objetivo principal ir ao maior evento de marketing e vendas da América Latina, conectar com a equipa do Brasil e, conectar a equipa de Brasil e Portugal. É o melhor local para ficarmos a conhecer novas ferramentas, tendências, casos de sucesso, empresas, tecnologias, o futuro do marketing. O mercado brasileiro é enorme e está muito mais maduro e avançado nesta área do marketing digital, comparativamente a Portugal. É importante estarmos sempre a aprender, seja através de eventos, de formações ou do contacto com outras pessoas. A atualização do conhecimento é fundamental para não estagnarmos.

21h30

É hora do telefonema para a família antes do avião levantar voo. Adoro o Brasil e toda a agenda planeada deixa-me empolgada. Mas o coração fica em Portugal apertadinho. A minha agenda é de loucos, mas tempo para a família é sagrado. Mais uma vista de olhos pelo email, pelo WhatsApp e por todas as restantes plataformas só para ver se está tudo em ordem. Aproveito as 10h de avião para colocar alguns emails em dia, analisar alguns reports, assistir a um filme e claro, descansar. Agora é tempo de voar, literalmente no meu caso, mas permanentemente nos nossos objetivos e sonhos.

Saiba o que pensa Ana Barros sobre o marketing B2B.

Leia sobre A Agenda de outras executivas.

Parceiros Premium
Parceiros