José Avillez:
“As mulheres da minha vida”

É um dos Chefs portugueses mais reconhecido. Recebeu a primeira estrela Michelin aos 30 anos e hoje já coleciona mais duas. Passou pelas cozinhas de alguns dos Chefs mais famosos, mas há duas mulheres que também foram determinantes no seu percurso.

Há duas mulheres que influenciaram fortemente o percurso de José Avillez

Tem apenas 36 anos mas há muito que não precisa de apresentação. Recebeu a primeira estrela Michelin aos 30 anos quando estava à frente da cozinha do Tavares. Hoje tem nove restaurantes, oito em Lisboa e um no Porto, e já foi distinguido mais duas vezes com uma estrela Michelin, desta vez pelo seu Belcanto. Licenciou-se em Comunicação Empresarial antes de perceber que o futuro estava no meio dos tachos. Passou pelas cozinhas de nomes tão famosos como Alain Ducasse, Ferran Adrià e Eric Frechon, e a sua fama correu mundo quando em 2012 entrou no programa No Reservations, de Anthony Bourdain. Mas a sua vida não foi marcada apenas por homens…

“A Senhora D. Maria de Lourdes Modesto é uma das grandes referências da minha vida. Uma grande Senhora e uma grande Professora. Devo-lhe muito tanto em termos de conhecimento, como de incentivo. Foi a primeira pessoa a quem disse que queria ser cozinheiro. Nunca vou esquecer esse momento. Os seus olhos brilharam de entusiasmo e disse-me: – “É uma profissão muito bonita”. O apoio que me deu foi decisivo. Absolutamente admirável pelo trabalho que tem desenvolvido, pelas gerações que tem marcado, pela coragem e pela vontade.

A Tia Isabel Avillez, uma grande cozinheira, com quem aprendi muito. Trabalhámos juntos durante alguns anos. A sua energia e determinação sempre foram muito marcantes. Uma mulher de armas e uma trabalhadora e lutadora incansável. Nunca esquecerei o seu extraordinário exemplo de trabalho e de dedicação.”

Artigo atualizado em 6 de julho 2017.

Parceiros Premium
Parceiros