Foi em Sevilha, onde foi fazer o doutoramento em Jornalismo, que a brasileira Flavi Andrade descobriu o gosto pela coquetelaria. Depois de seis anos em Espanha,mudou-se mudando-se para Portugal onde atualmente é bar manager do Rossio Gastrobar.
Nomeada quatro vezes para o prémio de “Melhor Barmaid” pelo Lisbon Bar Show, em 2015 Flavi Andrade arrecadou o prémio. Em 2023, foi distinguida com os prémios “Melhor Bar de Hotel”, pelo Lisbon Bar Show, e o “Top Cocktail Bar”, em Espanha. Já em 2024, viu o Rossio Gastrobar ser vencedor da categoria “Melhor Bar de Restaurante em Portugal”, pelos prémios Mesa Marcada. O Rossio Gastrobar integra ainda a Lista dos 50 Best Discovery.
Impôs-se num meio tradicionalmente masculino e afirma: “O respeito e o trabalho bem feito são sempre o melhor caminho.”
Como foi o seu percurso escolar e profissional?
A minha formação é o jornalismo.
O que a levou a deixar o Brasil e ir para Sevilha?
Fui para Sevilha fazer o doutoramento em jornalismo pela Universidade de Sevilha.
Como se apaixonou pelo mundo dos cocktails?
O mundo do bar, e não somente dos cocktails, aconteceu quando precisei de pagar os meus estudos e comecei a trabalhar em bares. A curiosidade e vontade em aprender e de entregar o meu melhor no meu trabalho fez com que, aos poucos, a restauração e hospitalidade tivessem um peso gigante profissionalmente.
O que a trouxe a Portugal?
Um convite para assumir um bar no Algarve, como chefe de bar.
O que representou para si ser melhor barmaid do ano?
Naquele momento, éramos poucas na indústria. O prémio ajudou a ver que estava num bom caminho e valeu como inspiração para várias outras profissionais que decidiram seguir o mesmo caminho.
O lugar das mulheres é no bar?
Na verdade, o lugar da mulher é onde ela quiser.
Como se sente a trabalhar num mundo tão masculino? Quais os desafios e como os ultrapassa?
Sinto-me bem. Os desafios que se apresentam não são específicos ao tema. Ter em mente que o respeito e o trabalho bem feito são sempre o melhor caminho.
Que sonhos tem para o futuro? O que é que lhe falta atingir?
O meu foco está sempre no presente, viver e trabalhar no agora com as oportunidade e desafios que são apresentados. O mercado movimenta-se rapidamente, por isso estou sempre aberta a novos desafios e objetivos.
Qual é o seu cocktail favorito?
Encanto-me sempre por um Dry Martini ou uma Margarita.
O que é melhor no Brasil e em Portugal do que em qualquer outro lado do mundo?
Não existe o melhor. Cada país apresenta algo único.
O que mais gosta e menos gosta em Portugal?
Portugal é um país incrível, rico em sabores e cultura. As coisas boas deste país sobressaem a qualquer uma que seja menos boa.
Leia mais artigos de mulheres estrangeiras em Portugal.