Design Thinking, mais do que um processo de trabalho, é um mindset

O Design Thinking é um método de resolução de problemas que tem aplicação nas mais variadas áreas. Descubra como funciona para entender todo seu potencial.

Texto da Equipa Monday

 

O Design Thinking não é novo, mas a sua aplicação às mais variadas áreas é cada vez mais valorizada. Nos negócios pode ser aplicado em qualquer setor, assim como na vida pessoal é útil para analisar e resolver qualquer problema.

O que é o Design Thinking

Design Thinking é uma tendência em várias áreas, especialmente na área de negócios, mas na realidade é uma metodologia que existe desde o final dos anos 70, que se foca no ser humano através de um método que usa a criatividade de forma estruturada para a resolução de problemas complexos que gera resultados concretos. É um processo que procura empatizar com as pessoas envolvidas no problema para entender de forma profunda quais são as suas necessidades, definir o problema a resolver para depois colocar várias ideias em cima da mesa e, finalmente, materializar essas ideias através de protótipos que são testados para confirmar se realmente resolvem o problema da melhor forma.

Quebrar o estereotipo de Design Thinking

A metodologia de Design Thinking ajuda a pensar fora da caixa. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, este método de resolver problemas não é apenas aplicável a projetos de Design. Ele pode ajudar empresas das mais diversas indústrias a inovar — do governo à banca, seguros, utilities, tech, saúde, FMCG e retalho —, colocando as pessoas no centro do processo, pois este é o primeiro princípio a incorporar.

Design Thinking é um mindset

Já ouviu falar em Design Thinking como um processo ou uma série de exercícios e etapas a realizar para resolver problemas, no entanto mais do que um processo ou meio para atingir um objetivo, Design Thinking é um mindset.

Este modo de pensar pode ser aplicado a diversas áreas, do design à gestão, e até a questões pessoais, pois no cerne, o Design Thinking procura resolver os maiores problemas de uma forma empática, colocando as necessidades e as motivações das pessoas no centro.

Pode encarar-se o Design Thinking como um caminho em que conforme vamos avançando o destino se torna cada vez mais claro, abrindo sempre espaço para explorar.

Como pode ser aplicado o Design Thinking

Visualize o seu problema

Quer esteja a resolver um projeto na sua empresa ou uma questão mais pessoal, visualizar o seu problema de forma a identificar todas as partes envolvidas, ajuda a perceber os temas e padrões em volta do problema. Esta é uma capacidade-chave que design thinkers usam para interpretar dados e tendências.

Desafie as suas suposições

Ao questionarmos tudo à nossa volta conseguimos largar as nossas expectativas e o nosso bias interno sobre qual é a melhor forma de resolver o problema em questão. Ao desafiarmos as nossas próprias barreiras que impedem o nosso sucesso, abrimos espaço para ideias inovadoras.

Olhe de outra perspetiva

Nenhum projeto acontece de forma linear e os obstáculos são normais. Quando acontecem, pode ser útil ver as coisas de outra perspetiva e reformular o problema.

Imagine que quer aumentar a adesão das camadas mais jovens ao seu serviço ou produto. Em vez de perguntar: Como posso apelar a este grupo? Pode refazer a pergunta da perspetiva contrária: Como é que posso garantir que este grupo nunca é exposto ao serviço/produto?

A resposta pode ser nunca lançar campanhas onde o grupo está presente ou não pesquisar as tendências do grupo.

Ao reverter a situação, o Design Thinking dá uma nova luz e mostra o que devemos priorizar.

Empatize com a sua audiência

Ao colocar as pessoas no centro do processo de Design Thinking é capaz de sentir, ouvir e ver as suas dores e necessidades ganhando uma perceção real de como o seu projeto pode encontrar a melhor solução.

Abrace os riscos e falhas

A metodologia de Design Thinking incorpora o risco e falhas que acontecem em qualquer projeto como momentos de aprendizagem que serão usados nas etapas seguintes. Desta forma, segue o lema Fail fast, learn cheap — Falhar rápido e aprender barato.

Caso queira saber mais sobre este método de trabalho, pode ler este artigo.

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