Por que decidiu lançar um livro sobre alimentação saudável?
Cozinho desde que me conheço. Nestes últimos anos, fruto da prática do yoga primeiro e da homeopatia depois, comecei a perceber o impacto que a alimentação pode ter nas nossas vidas; ou seja, mais do que uma forma de prevenção, a alimentação pode jogar a nosso favor no aumento diário da nossa energia. Foi esta a parte que achei muito interessante explorar, decorrente de uma necessidade e experiência pessoal.
Cada pessoa deve escolher o seu tipo de alimentação. E isso faz-se percebendo o que a faz sentir bem.
Pratica em casa as ideias que defende no livro?
Pratico sim. Tenho uma alimentação maioritariamente vegetariana, sem fazer disso um rótulo ou um princípio rígido. Acho que cada pessoa tem de encontrar o seu caminho e isto faz-se ouvindo o corpo no seu dia a dia e percebendo realmente o que a faz sentir bem.
De que forma a alimentação é importante no seu dia-a-dia?
A alimentação tem para mim duas vertentes fundamentais – a de prevenção, no sentido de manter o corpo e a mente saudáveis; e a de potenciador energético, ou seja, de a utilizarmos a favor da nossa energia.
O que a levou a especializar-se em homeopatia apesar de ter uma carreira na área do marketing?
Sempre gostei muito de saúde e muito também de psicologia, não tendo nenhuma per si sido capaz de captar a minha atenção. Descobri na homeopatia a integração destas duas lógicas numa vertente mais holística, mais energética, que me abria um outro potencial de exploração.
Como concilia estas duas atividades?
Faço claramente uma conciliação de agendas, dedicando uma pequena parte do meu dia em exclusivo à homeopatia. À parte desta lógica de agenda, tento ao máximo fazer uma gestão muito eficiente do meu tempo para que consiga de uma forma tranquila chegar a todo o lado.
Que aprendizagens leva de uma para a outra atividade?
A homeopatia é uma medicina que actua para além do corpo físico, trazendo o potencial humano muito ao de cima. Este é exactamente o que mais gosto no marketing e nas equipas…a possibilidade das pessoas se superarem e com isto se elevarem a um outro patamar. A vontade de crescimento individual de cada pessoa é uma vantagem enorme para as equipas que lideram e para as organizações que representam.