O meu maior desafio: Inês Condeço

Inês Condeço assumiu a Direção de Marketing e Comunicação da FNAC Portugal em 2016 e, desde então, tem vivido uma das fases mais desafiantes da sua vida.

Inês Condeço é diretora de Marketing e Comunicação da FNAC Portugal.

Licenciada em Gestão pela Universidade Nova de Lisboa, Inês Condeço começou por trabalhar como chefe de gabinete do presidente da PT Comunicações, passando de seguida para a Direção de Comunicação Corporativa e Marca da Portugal Telecom, com responsabilidade em projetos especiais de comunicação integrada e programas de relacionamentos com clientes e fidelização. Enquanto fazia o MBA na Universidade Católica mudou para a Direção de Comunicação e Incubação do Portal SAPO, com responsabilidade da comunicação da marca SAPO e produtos, em Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique e Timor-Leste, pela estratégia de social media e aquisição de tráfego, pelo desenvolvimento da unidade de content marketing, gestão dos negócios internacionais e novos negócios. Após 11 anos nesta função, Inês Condeço foi convidada para directora de Marketing e Comunicação da FNAC Portugal, onde tem assumido responsabilidade de gestão de marca e das campanhas comerciais, comunicação digital e CRM e comunicação institucional e cultural, e que considera ter sido até agora o seu maior desafio profissional.

“Quando assumi a Direção de Marketing e Comunicação da FNAC, vinda duma empresa de tecnologia e conteúdos para o mundo do retalho, foram vários os desafios com que me deparei. Da pressão comercial diária, à complexidade e diversidade das nossas gamas de produtos e campanhas, passando pelo equilíbrio constante entre a importância do canal físico face à liderança no e-commerce, o processo de aprendizagem é constante.

A somar a estes desafios, está a cada vez maior complexidade de serviços oferecidos, quer nas entregas, quer no aconselhamento e na reparação. Com uma  extensa oferta cultural com mais de 7 mil eventos por ano e uma equipa em total reformulação, envolvi-me diretamente em cada uma destas áreas, procurando assimilar rapidamente todos os conceitos e objetivos, inerentes à minha missão.

Pude felizmente desfrutar do forte apoio de uma empresa muito madura e muito sólida, composta por uma família coesa e apaixonada de colaboradores, e de uma equipa combativa, criativa e resiliente, que me apoiou em todos os momentos deste longo e exigente percurso.

Fez toda a diferença a FNAC ser uma marca líder e uma autêntica love brand, ter os melhores clientes do mundo e um propósito maior que nos faz acordar todos os dias de sorriso no rosto com vontade de mudar o mundo: democratizar o acesso à cultura, tecnologia e lazer, transformando trabalho em paixão, e transformando os desafios em aventuras.

Este período foi ainda marcado por grandes mudanças pessoais, nomeadamente pelo crescimento da família, o que me obrigou a uma melhor gestão do tempo, rapidez de análise e decisão e alguma criatividade na resolução de problemas. Sempre com uma rede de suporte familiar incrível, penso que tem sido possível cumprir a minha missão com sucesso.

A par do período em que tirei um MBA, em simultâneo com a função de Desenvolvimento de Negócio no SAPO, estou certa que este foi, sem dúvida, o período em que aprendi mais sobre retalho, sobre gestão de equipas em períodos de stress, sobre como desenvolver um plano estratégico eficaz e operacional e, sobretudo, como utilizar o otimismo e a resiliência para garantir uma visão clara daquela que deve ser a missão de uma empresa.

Estou certa de que, depois de um período mais conturbado, conseguimos construir uma equipa fora de série, intensificar o papel da marca na vida dos portugueses e estreitar a relação com os nossos clientes. Este trabalho porém está longe de estar concluído. Está no nosso ADN ser líder na construção de uma perspetiva cultural “avant-garde”, continuar a estimular a curiosidade dos consumidores e continuar a proporcionar-lhes experiências inesquecíveis. Hoje, quando se fala de cultura, tecnologia ou entretenimento, fala-se de FNAC. Trabalharemos para que essa continue a ser a nossa realidade.”

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