O mito de que as mulheres são menos ambiciosas profissionalmente do que os homens têm sido desfeito nas últimas décadas, com a emergência de figuras femininas de sucesso nas mais diversas carreiras. Porém, ainda subsistem alguns obstáculos à afirmação das mulheres nas organizações onde trabalham. Particularmente, alguns preconceitos no que diz respeito à sua postura profissional em posições de liderança, que podem assumir a ambição profissional da mulher como expressão de agressividade ou excesso de confiança. Estes preconceitos são muitas vezes o resultado de apreciações subjectivas e, por isso, mais difíceis de evitar.
Não desanime: deixamos-lhe 12 conselhos que irão potenciar ainda mais a sua respeitabilidade junto de colegas, colaboradores e directores.
Para ser respeitada, dê-se ao respeito
Dificilmente será respeitada, se não der o exemplo, respeitando os outros. Seja igualmente cordial com todos os colaboradores da sua organização, desde a base até ao topo. Mesmo que precise de criticar a performance alheia ou despedir alguém, faça-o de forma sensível e com consideração.
Seja assertiva
A confiança é altamente contagiosa; se tiver confiança nas suas capacidades, os outros também terão. Não questione tanto as suas ideias e evite estar constantemente a pedir desculpa pelas suas afirmações ou interrupções. Tenha um discurso cuidado e adopte uma postura de autoridade; a sua postura corporal pode ajudá-la a focar-se no tom do seu discurso e na sua seriedade. Lembre-se: se não se levar a si própria a sério, é menos provável que os outros o façam.
Esteja aberta a novos conhecimentos
Reconheça as suas limitações e esteja consciente do que precisa de aperfeiçoar, ou dos conhecimentos que lhe faltam para passar ao próximo nível. Esteja sempre pronta para aprender e seja honesta com os seus colegas, quando sente dificuldades em alguma tarefa. Uma atitude de humildade irá facilitar as suas relações de trabalho com os seus colegas e mostrar que valoriza os seus contributos.
Faça-se ouvir
Bons argumentos não serão suficientes para convencer os colegas com perspectivas opostas. Ao invés de discutir, escute activamente os seus colegas: assim irá mostrar que respeita as suas opiniões, ainda que estas difiram das suas. Depois de as ouvir, apresente a sua posição. A sua abertura com os outros será valorizada e retribuída. Acompanhe as suas ideias de histórias e exemplos práticos, para que os outros lhes reconheçam valor mais facilmente.
Encontre um mentor
Procure os conselhos de alguém que admira e em quem confia. Um mentor não tem de ser mais velho ou sequer pertencer à mesma área profissional que a sua. Terá de ser alguém com quem se identifique e que tenha disponibilidade para a aconselhar. Ao longo do tempo, além de receber bons conselhos, poderá estar a alimentar uma grande amizade.
Organize-se
Faça uma boa gestão do seu tempo, para que possa estar sempre preparada para qualquer eventualidade mais exigente. Se se comprometeu a terminar uma tarefa dentro de um prazo ou com um jantar de negócios, organize a sua agenda para que cumpra a sua palavra, aconteça o que acontecer. Não se arrisque a perder influência sobre os outros porque se atrasou a entregar um relatório ou a chegar a uma reunião. Se não é uma pessoa organizada por natureza, existem muitas aplicações que a podem ajudar a priorizar o que realmente importa.
Estabeleça limites
Uma das primeiras exigências que se colocam ao bom profissional é saber estabelecer limites claros entre a sua vida pessoal e a profissional. É importante manter um bom ambiente com os seus colegas de trabalho, para fortalecer relações de confiança e estima mútuas. Contudo, uma excessiva exposição pessoal poderá transformar-se num convite ao conflito ou falta de produtividade. Mantenha-se sempre profissional e cultive esse espírito entre os seus colaboradores, pois liderar um grupo indisciplinado é tão prejudicial para a sua imagem como ser a causa dessa indisciplina.
Cuide da sua imagem
Atualmente estamos cada vez mais conscientes de que as aparências iludem, porém, ainda é dos factores mais determinantes quando se trata de construir uma imagem profissional, principalmente no caso de mulheres que trabalham em indústrias maioritariamente masculinas. Se estiver numa entrevista de emprego ou acabado de chegar à organização onde trabalha, haverá pouco que os outros possam conhecer sobre si a não ser aquilo que imediatamente percebem. Deste modo, a sua maneira de se vestir será determinante para transmitir uma imagem respeitável e profissional.
Assuma o risco
Para aperfeiçoar as suas capacidades e valências, é imprescindível que saia da sua zona de conforto. O trabalho árduo, a perseverança e a diligência dificilmente serão demonstrados sem desafios à altura. A sua coragem e curiosidade por mares nunca antes navegados irão transmitir uma imagem proactiva e vanguardista de si. Mesmo que não consiga atingir os seus objectivos, aprenda com os seus erros e partilhe as lições que retirou.
Promova o sucesso da equipa
O seu sucesso profissional será, na maioria das vezes, avaliado pelos colaboradores que trabalham consigo diariamente. Por isso, promova uma cultura saudável de produtividade e espírito de equipa. Não deixe de elogiar e reconhecer os feitos do seu grupo de trabalho. Esteja atento à moral do coletivo e procure activamente o feedback dos colegas. Ouça os receios dos elementos da equipa, incentive-os, elogiando as suas qualidades — irão vê-la como alguém com quem podem contar e confiar. Reserve algum tempo para sessões de esclarecimento, conselhos e mentoring. Promova o trabalho dos seus colegas, sugerindo-os para projectos que os possam enriquecer as suas carreiras. O interesse genuíno pelo sucesso profissional dos seus colaboradores alimentará os laços de amizade e confiança, mas também a sua imagem de sucesso. Lembre-se: o sucesso da sua equipa é também o seu, e não pode senão contribuir para o crescimento da vossa organização.
Mostre-se prestável e disponível
Ainda que a delegação de responsabilidades entre colegas e colaboradores seja fundamental, quer para uma liderança eficaz, quer para cultivar o espírito de equipa, é essencial que estes sintam que podem contar com a sua ajuda sempre que necessário. Empenhe-se sempre na tarefa que tem em mãos, mesmo quando, à primeira vista, esta pareça não a beneficiar directamente. Quando é capaz de colocar os interesses da sua organização à frente dos seus próprios, a sua boa reputação irá crescer organicamente. Procure responder às solicitações que lhe fazem o mais rapidamente possível, quer seja responder a e-mails, devolver chamadas ou responder a questões.
Mostre a sua gratidão
Não se iniba de demonstrar a sua gratidão aos seus colegas de trabalho e directores; deste modo, cria um ambiente de optimismo e pensamentos positivos. Reconheça o contributo dos outros para o seu sucesso pessoal e profissional; assim irá encarar o seu trabalho com maior entusiasmo e determinação.