Maryam Mirzakhani, a “rainha da Matemática”

A primeira mulher agraciada com a Medalha Fields, a mais importante distinção atribuída no campo da Matemática, Maryam Mirzakhani, morreu aos 40 anos.

Maryam Mirzakhani, a primeira mulher a receber a medalha máxima da matemática.

Maryam Mirzakhani, matemática iraniana que se notabilizou por ser a primeira mulher agraciada com a Medalha Fields, a mais importante distinção atribuída no campo da Matemática, também conhecida como “o Nobel da Matemática”, faleceu aos 40 anos. Nascida na capital iraniana Teerão, em criança Mirzakhani ambicionava ser escritora e uma carreira em Humanidades seria a sua primeira escolha, mas por influência do irmão, acabaria por se dedicar à Matemática.

Começou os estudos na Universidade de Sharif e conclui o doutoramento em Harvard, em 2004. Ao longo da carreira, as suas investigações centraram-se na geometria e na dinâmica, combinando ambas as disciplinas no estudo de estruturas de superfícies irregulares, conhecida como geometria hiperbólica não-euclideana, entre outras contribuições matemáticas de relevo. Desenvolveu, por exemplo, novas fórmulas para o cálculo do volume de objectos com formas irregulares como, por exemplo, uma sela de cavalo.

A sua carreira como professora começou em Princeton, mudando-se em 2008 para a Universidade de Stanford, onde leccionou até à passada semana. Aos 40 anos, Maryam Mirzakhani deixa um legado científico enorme e um estímulo para que mais mulheres se dediquem à Matemática e às ciências, e marca também a história do Irão como a primeira cidadã deste país a receber a medalha Fields.

Parceiros Premium
Parceiros