Os últimos 22 meses têm sido de renascimento e grandes batalhas para uma das mulheres mais influentes do mundo. Foi em maio de 2015 que Sheryl Sandberg, COO do Facebook, perdeu o marido, David, vítima de uma arritmia cardíaca fatal enquanto a família estava de férias no México.
Algumas semanas depois da sua trágica perda, Sheryl falava com o amigo Philip Deutch sobre uma atividade entre pai e filhos, antes programada, e a que o filho não poderia comparecer. Juntos planearam uma forma de alguém o acompanhar, para que este não perdesse a oportunidade de estar presente. “Então eu gritei: ‘Mas eu quero o Dave!’ O Phil abraçou-me e disse: ‘A opção A não está disponível, por isso vamos atacar o raio da opção B’. Esse tornou-se o meu mantra, e nos últimos dois anos tenho-me concentrado em achar sentido e felicidade na sequência do nosso desespero”, conta Sheryl, apresentando a sua nova obra, ‘Option B’, numa publicação de Facebook datada de 21 de março.
Encontrou um conselheiro e parceiro de escrita no seu amigo e psicólogo Adam Grant, professor da Universidade de Wharton e co-autor deste livro com lançamento marcado para 24 de abril nos EUA. A obra já pode ser pré-encomendada na Amazon na sua versão em inglês — e, menos de 48 horas depois de ter sido anunciado pela autora no Facebook, já se tornou número 1 de vendas em livros de motivação empresarial e desenvolvimento pessoal.
“A minha sincera esperança é que ‘Option B’ ajude outros a aprender aquilo que eu aprendi: que quando a vida nos puxa para baixo de água, podemos sempre dar um pontapé no fundo, chegar à superfície e respirar outra vez.”
“O Adam explicou-me que não nascemos com uma quantidade fixa de resiliência. Tal como um músculo, podemos exercitá-la.” E em ‘Option B’ exploram-se justamente as melhores formas de “fortalecer essa resiliência em nós, na educação dos nossos filhos, nas nossas relações, no trabalho e na comunidade”. Baseado no diário e experiência pessoal de Sandberg, inclui ainda as perspetivas sobre a forma como os psicólogos trabalham este tema, cruzando-os com histórias de outras pessoas e a forma como combateram vários tipos de adversidade, que vão do desemprego à doença, de relações abusivas às desilusões do quotidiano.
“A minha sincera esperança é que ‘Option B’ ajude outros a aprender aquilo que eu aprendi: que quando a vida nos puxa para baixo de água, podemos sempre dar um pontapé no fundo, chegar à superfície e respirar outra vez.”
‘Option B’ sucede assim a ‘Faça acontecer — Lean In’, sobre a atitude feminina no local de trabalho, as formas de apostar mais na sua carreira e em si mesma, e que desencadeou também a criação de uma organização sem fins lucrativos com o mesmo nome e com a missão de ajudar ao empowerment feminino.